SEF ainda procura seis migrantes do hostel de Lisboa

Tiago Petinga / Lusa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que ainda procura seis migrantes do hostel da rua Morais Soares, em Lisboa.

“A pedido das autoridades sanitárias, e por estar em causa a saúde pública, o SEF deu início a averiguações das quais resultou a deteção de 19 cidadãos estrangeiros, na sua maioria do continente africano, em vários pontos do país (norte, centro e região da grande Lisboa)”, revelou o SEF em comunicado, citado pelo semanário Expresso.

Dos 25 cidadãos estrangeiros que não se encontravam alojados no hostel, no passado domingo, seis estão ainda por localizar, julgando-se que dois possam estar no Reino Unido e, por isso, o SEF já pediu a colaboração das autoridades inglesas.

Os refugiados deveriam estar em confinamento depois de terem estado em contacto com pessoas infetadas com covid-19. Naquele hostel, foram detetados 138 casos de infeção.

Os 138 infetados, os 26 refugiados que testaram negativo, mas que precisam de confinamento, e os cinco cujos testes foram inconclusivos foram transportados, no final da noite de segunda-feira, para a Base Aérea da Ota, concelho de Alenquer, distrito de Lisboa.

Ao jornal Público, um dos proprietários do hostel, Dolorito Borges, disse que as condições do estabelecimento não são tão más quanto se tem dito. “Não é um hotel de cinco estrelas, mas também não é essa miséria como estão para aí a dizer“.

Isto porque várias entidades, tal como a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Arroios, se manifestaram surpreendidas com a situação em que estas pessoas viviam.

O sócio garante que “foi o Conselho Português para os Refugiados (CPR)” a contactá-lo e prometeu mostrar todos os documentos sobre o acolhimento de refugiados em breve, entre contratos com o CPR, as vistorias da ASAE e outros documentos sobre o hostel.

Em declarações ao mesmo diário, esta quarta-feira, a diretora do CPR, Mónica Farinha, disse que as condições onde estas pessoas estavam alojadas “não são as ideais, mas também não são desumanas” e que procurou “os melhores locais e mais adequados”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Subida do nível do mar está a matar árvores e a criar "florestas fantasma" visíveis do Espaço

A subida do nível do mar é prova de que as alterações climáticas estão a mudar as paisagens ao longo da costa. Este fenómeno está a matar árvores, criando "florestas fantasma". Como todos os organismos vivos, …

Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros. A notícia …

Um morto e vários feridos em tiroteio numa escola no Tennessee

Várias pessoas ficaram esta segunda-feira feridas após um tiroteio numa escola em Knoxville, cidade do Estado norte-americano do Tennessee. Uma pessoa morreu. “Há relatos de várias vítimas de disparos, incluindo um agente” na Austin-East Magnet …

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …