SEF ainda procura seis migrantes do hostel de Lisboa

Tiago Petinga / Lusa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que ainda procura seis migrantes do hostel da rua Morais Soares, em Lisboa.

“A pedido das autoridades sanitárias, e por estar em causa a saúde pública, o SEF deu início a averiguações das quais resultou a deteção de 19 cidadãos estrangeiros, na sua maioria do continente africano, em vários pontos do país (norte, centro e região da grande Lisboa)”, revelou o SEF em comunicado, citado pelo semanário Expresso.

Dos 25 cidadãos estrangeiros que não se encontravam alojados no hostel, no passado domingo, seis estão ainda por localizar, julgando-se que dois possam estar no Reino Unido e, por isso, o SEF já pediu a colaboração das autoridades inglesas.

Os refugiados deveriam estar em confinamento depois de terem estado em contacto com pessoas infetadas com covid-19. Naquele hostel, foram detetados 138 casos de infeção.

Os 138 infetados, os 26 refugiados que testaram negativo, mas que precisam de confinamento, e os cinco cujos testes foram inconclusivos foram transportados, no final da noite de segunda-feira, para a Base Aérea da Ota, concelho de Alenquer, distrito de Lisboa.

Ao jornal Público, um dos proprietários do hostel, Dolorito Borges, disse que as condições do estabelecimento não são tão más quanto se tem dito. “Não é um hotel de cinco estrelas, mas também não é essa miséria como estão para aí a dizer“.

Isto porque várias entidades, tal como a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Arroios, se manifestaram surpreendidas com a situação em que estas pessoas viviam.

O sócio garante que “foi o Conselho Português para os Refugiados (CPR)” a contactá-lo e prometeu mostrar todos os documentos sobre o acolhimento de refugiados em breve, entre contratos com o CPR, as vistorias da ASAE e outros documentos sobre o hostel.

Em declarações ao mesmo diário, esta quarta-feira, a diretora do CPR, Mónica Farinha, disse que as condições onde estas pessoas estavam alojadas “não são as ideais, mas também não são desumanas” e que procurou “os melhores locais e mais adequados”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …