Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Manuelvbotelho / Wikimedia

Escola Secundária Pedro Nunes

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido.

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, que se foram inscrever esta segunda-feira no 12.º ano, tiveram de pagar 10 euros depois das matrículas terem sido recebidas pelos diretores de turma, avança o jornal Público.

Estes alunos estão abrangidos pela escolaridade obrigatória, que é gratuita, pelo que esta cobrança é completamente indevida. Contactada pelo jornal, a diretora da escola secundaria diz estar “estupefacta” com esta situação.

No recibo passado aos alunos, existem duas rubricas previamente preenchidas: uma referente aos custos do seguro escolar, no montante de 5,80 euros e apenas para alunos com mais de 18 anos, e outra respeitante a “correspondência/reprografia” no valor de 10 euros – o valor cobrado e inscrito manualmente na rubrica respeitante à “soma”.

Rosário Andorinha, diretora da Escola Secundária Pedro Nunes, pediu esclarecimentos a outros responsáveis do estabelecimento de ensino que lhe disseram que se tratava de “despesas com correspondência e reprografia realizadas ao longo do ano”. “Este impresso está mal e já foi retirado. Não vai haver qualquer cobrança”, garantiu a diretora.

Numa informação enviada aos encarregados de educação, sobre as “normas e documentos necessários para a renovação das matrículas”, existe uma rubrica com a menção “pagamentos” em que se informa que os alunos terão de pagar 10 euros a que podem acrescer mais custos caso seja necessário um novo cartão de aluno.

Além disso, adianta o Público, a nota informa que caso haja atrasos na renovação das matrículas terá de ser paga uma multa de cinco euros se o ato for cumprido nos três dias seguintes. Caso o atraso seja maior, a multa sobre para 10 euros.

O Ministério da Educação afirma que “não podem ser cobradas multas por atrasos em matrículas”. No entanto, no despacho das matrículas, publicado a 12 de abril, estipula-se que se estas forem efetuadas fora do prazo estão sujeitas ao “pagamento de propina suplementar, estabelecida no regulamento interno do estabelecimento de ensino”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …