Secundária de Carcavelos afinal não vai fechar portas

USP Imagens

-

A direção da Escola Secundária de Carcavelos anunciou esta sexta-feira que o estabelecimento de ensino vai reabrir em janeiro, uma vez que “as situações mais urgentes foram resolvidas”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, em Cascais, Adelino Calado, disse hoje à agência Lusa que a escola secundária vai reabrir na terça-feira, por terem sido dadas garantias técnicas de que as instalações estão seguras.

Depois de, na semana passada, ter admitido não reabrir a escola para o segundo período escolar, devido a “problemas de segurança”, o responsável informou agora que “as situações mais urgentes foram resolvidas”.

“Exigíamos que fossem dadas garantias de que as instalações da escola estavam seguras e essa garantia foi dada esta manhã pela Parque Escolar. Houve várias vistorias de técnicos e os problemas mais urgentes foram resolvidos, mas ainda durante o mês de janeiro há trabalhos a realizar”, acrescentou o diretor.

Os “problemas de segurança” da Secundária de Carcavelos apontados pelo diretor da escola já se arrastavam há um ano e estavam relacionados com falta de eletricidade e manutenção de equipamento, o que punha em risco a segurança dos cerca de dois mil alunos que ali estudam.

“Faltam 400 lâmpadas e há locais da escola em que não há luz em escadas e onde pode cair alguém”, afirmou o diretor ao jornal i, que denunciou o caso.

O responsável também lamentou a falta de ar condicionado e a ausência de estores, notando que era “insuportável estar dentro de uma sala de aula, seja com frio ou com calor”.

E ainda problemas no registo de entradas e saídas, não sendo “possível controlar quem sai e entra na escola”, o que resultava em “problemas de segurança gravíssimos”.

Na altura da denúncia ao jornal, o diretor lamentou o facto de ter lançado, desde o início do ano, vários alertas à Parque Escolar e ao Ministério da Educação, tutelado por Tiago Brandão Rodrigues, sem ter obtido qualquer resposta.

Adelino Calado justificou a “ameaça” de encerrar a escola para o segundo período pela necessidade “urgente” de resolver os problemas.

“Infelizmente, tivemos de chegar a uma situação limite para ter alguma resposta, para ver alguma coisa feita”, disse.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …