“Retirada urgente.” Secretas ucranianas garantem que russos estão a sair da Crimeia

12

Oficiais de inteligência, comandantes militares e representantes russos começaram a sair da Crimeia, juntamente com as suas famílias, avançaram as secretas ucranianas, informando que se trata de uma “retirada urgente”.

Segundo avançou esta terça-feira o Guardian, citando fontes dos serviços secretos ucranianos, a região começou a ser evacuada “rapidamente”, com os cidadãos russos “secretamente a tentar vender as suas casas e a retirar urgentemente os seus familiares da península” da Crimeia, anexada pela Rússia​​​​​​ ​em 2014.

“As ações bem-sucedidas dos defensores da Ucrânia forçam as chamadas autoridades da Crimeia temporariamente ocupada e do sul de nosso país a reinstalar urgentemente as suas famílias no território da federação russa”, lê-se num comunicado dos serviços de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia.

“Apesar das garantias dadas à população de que é seguro permanecer na península, representantes da administração de ocupação da Crimeia, funcionários do FSB [Serviço de Segurança Federal Russo] e comandantes de algumas unidades militares estão a tentar secretamente a vender as suas casas e a retirar com urgência os seus familiares da península”, referiam ainda os serviços de informação de Kiev.

Na segunda-feira, as forças ucranianas afirmaram que recuperaram território no leste e sul do país. Em toda linha de frente, “as forças ucranianas conseguiram expulsar o inimigo de mais de 20 localidades” em 24 horas, lê-se em comunicado. “As tropas russas estão a abandonar de maneira apressada as suas posições e a fugir”.

A Ucrânia anunciou ter recuperado quase 3000 quilómetros quadrados do seu território, principalmente na região de Kharkiv, desde o início de setembro, reivindicando a reconquista de 500 quilómetros quadrados em duas semanas de contraofensiva na região de Kherson.

Nesta região, “os ocupantes também abandonaram as suas posições em várias localidades”, anunciou igualmente o exército ucraniano no domingo.

ZAP //

12 Comments

  1. A inteligência ucraniana anda bem assessorada pelos ingleses e pelos americanos, deitando cá para fora “bombas” como esta que os órgãos de informação ocidentais divulgam sem pestanejar e que a maior parte do público consome. A propaganda de guerra anda cada vez mais refinada.

    • do outro lado são uns verdadeiros herois que combatem os invasores nazis… acho que estou baralhado… os herois é que invadiram ou foram invadidos??? a NATO atacou mas sem atacar… Os americanos é que atacaram mas a guerra foi a Russia que a iniciou… ai que já estou com dor de cabeça… lol

  2. Boa tarde caros comentadores, isto pode ser também um mau sinal. Estaremos na iminência da utilização de armas nucleares na região, face ao desenrolar do contra ataque ucraniano ?

    L.M.

  3. A próxima grande notícia destes serviços de desinteligência, é que os Russos estão a abandonar o planeta em direção a Marte…
    Há que manter a ilusão de vitória para manter o dinheiro e as armas a entrar… Enquanto isso a comissão europeia empurra a Europa a todo o gás e sem olhar para trás para uma grave depressão económica que vem para ficar… (talvez a expressão “a todo o gás” não seja a escolha mais feliz por razões obvias)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.