“Chicos-espertos”. Secretário de Estado apresenta queixa contra bastonária dos enfermeiros

(dr) Governo da República Portuguesa

O secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho

O secretário de Estado que coordena o combate à covid-19 no Algarve anunciou, esta quarta-feira, ter apresentado uma queixa por difamação contra a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que o acusou a si e à mulher de terem sido vacinados indevidamente.

“A queixa foi enviada por correio para o Tribunal Judicial da Comarca de Tavira, onde deverá ter dado entrada hoje ou dará amanhã [esta quinta-feira]”, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

O governante adiantou que a queixa interposta é pelo “crime de difamação agravada” e prevê que siga, agora, “os seus trâmites normais, na sequência das declarações da senhora bastonária escrita nas redes sociais”.

No sábado à noite, Ana Rita Cavaco fez uma publicação numa rede social em que classifica Jorge Botelho e a mulher, Margarida Flores, como “fura filas e chicos-espertos” por alegadamente terem sido vacinados indevidamente contra a covid-19.

A mulher do secretário de Estado, que é diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, vai também avançar com uma queixa contra a bastonária, mas num processo judicial à parte do marido.

Na publicação da bastonária, é dito que Margarida Flores “pegou nela, dizem, na família e nuns amigos socialistas e toca de fazer de fura filas e chicos-espertos a tomar a vacina”.

Na altura, o secretário de Estado enviou um desmentido às redações. “Esta informação é totalmente falsa e a sua divulgação tem como propósito colocar em causa a honestidade do Secretário de Estado e da sua mulher, a quem não foi administrada qualquer dose da vacina.”

Esta semana foi também tornada pública a vacinação da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, alegadamente como “condição necessária” para poder fazer voluntariado no hospital de campanha com enfermaria covid-19, instalado naquela cidade.

Ana Rita Cavaco também fez uso das suas redes sociais para denunciar este caso, chamando-a de “gorda fura filas”. A bastonária defendeu a utilização do termo, apontando que foi a própria autarca que se disse “obesa” para justificar o facto de já ter sido vacinada.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ó D. Ana Rita, são coisas muito distintas: a própria dizer que é obesa ou você chamar-lhe “gorda”! Não consegue perceber isso porque é estúpida ou já adotou o estilo ofensivo do seu querido Ventura que se achou no direito de ofender desrespeitosamente pessoas muito mais velhas que lhe deviam merecer todo o respeito??. A este a sra. beijou-o, em público, quando o uso de máscara e o distanciamento social já eram aconselhados. Que belo exemplo vindo de uma dita “bastonária” dos enfermeiros!! Cuide-se porque esse comportamento não está nada de acordo com o cargo que indevidamente ocupa. Isto soa-me a campanha orquestrada!

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …