/

“A gorda fura filas”. Bastonária dos Enfermeiros justifica comentário sobre autarca de Portimão

17

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco fez uso do Facebook para denunciar a vacinação antecipada de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, chamando-a de “gorda fura filas”. Bastonária dos Enfermeiros defende a utilização do termo, apontando que foi a autarca que se disse “obesa” para justificar já ter sido vacinada contra a covid-19.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros confirma ser a autora da frase “A gorda fura filas. Malvada a hora em que nasci magra”, publicada esta terça-feira no Facebook e Instagram. Ana Rita Cavaco justifica o comentário sarcástico como sinal de “revolta” contra a alegada “vacinação indevida” da presidente da Câmara de Portimão.

“Fiz essa publicação para alertar mais para mais um caso de abuso nesta fase em que a vacina deveria obedecer rigorosamente ao Plano Nacional de Vacinação”, afirma ao Expresso a bastonária, frisando não perceber a razão da preocupação com um comentário que “replica a defesa da própria autarca” para ter integrado o grupo de doentes ou profissionais prioritários

“Em vez de se preocupar com os mais frágeis e com quem está verdadeiramente em contacto diário com doentes covid, foi a correr colocar-se na fila e já tem a vacina no papinho”, diz Ana Rita Cavaco, que teme “novos atropelos” ao plano de vacinação, se não existir uma verdadeira censura social a quem furar o plano elaborado pelas autoridades de saúde.

Ao Observador, Isilda Gomes disse pertencer a um grupo de risco. “Tenho 69 anos, sou obesa e hipertensa”, declaração que suscitou o comentário da bastonária nas redes sociais, numa altura em que, garante, “muitos enfermeiros do Algarve ainda não começaram a ser vacinados”.

Numa publicação do município, é referido que Isilda Gomes “dedica diariamente enquanto cidadã e voluntária uma parte do seu dia a promover visitas virtuais de familiares aos doentes covid que estão internados no Hospital de Campanha do Portimão Arena”, operacionalizado pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

No comunicado é ainda referido que foi na qualidade de voluntária do projeto ‘Visitas Virtuais’ que a autarca foi vacinada. A responsável da Ordem dos Enfermeiros adianta que, tanto quanto sabe, Isilda Gomes terá sido “a única voluntária” a receber a vacina.

Segundo o Expresso, a autarca socialista será um dos casos de vacinação irregular alvo de inquérito aberto pelo Ministério Público.

Esta não é a primeira vez que Ana Rita Cavaco faz uma denúncia pública de vacinação antes de tempo. A 31 de janeiro, a bastonária acusou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, de fazer o mesmo e de ser vacinado, em conjunto com a mulher, Maria Margarida Flores, diretora da Segurança Social de Faro, apesar de não figurar num grupo de risco.

O secretário de Estado enviou um desmentido às redações. “Esta informação é totalmente falsa e a sua divulgação tem como propósito colocar em causa a honestidade do Secretário de Estado e da sua mulher, a quem não foi administrada qualquer dose da vacina”, informou.

ZAP //

 

17 Comments

    • Eu concordo! Mas esses trafulhas devem ser vacinados na mesma. Que mais não seja para evitar o risco de contagiar os outros, não só com o vírus, mas com a sua falta ética e outros valores. RATOS!

  1. Vacinação indevida à parte (deve o autor se sancionado por isso)… Esta Ana Rita nunca enganou ninguém. Um exemplo de classe e boa educação!!

  2. Qualquer abuso deve ser altamente condenável e denunciado e criticado, mas com un nível de respeito e elevação Politica que seja, e ausente de insultos. É evidente que em termos de Educação a Sra . Bastonária, não recebeu a melhor !

  3. Desta vez, a bastonária vigarista que foi “dar um beijo de amiga” ao Ventura durante o congresso de Chega realizado durante a pandemia, até teve piada!…

  4. Não acho piada nenhuma à falta de educação e de respeito pelos outros! Ainda por cima sem razão que o justifique! Esta espécie de bastonária não bebeu chá em pequenina! Usa um tipo de linguagem que roça o ordinário. E parece-me que anda a querer angariar votos para o amigo, desta forma pouco limpa!

    • Eu ri-me…
      Não se pode esperar muito mais de uma bastonária vigarista que praticamente nunca foi enfermeira e que tem vários processos em tribunal por burla, etc, etc (esta “peça rara” conseguiu aumentar o seu próprio salário na Ordem com efeitos retroactivos!!), além claro, de ser amiga do Ventura!…

    • Eu também não acho piada nenhuma à falta de respeito pelos outros. Mas então o que a “Gorda fura filas” fez foi o quê? Respeito pelos nossos idosos? Pelos profissionais de saúde?…É tudo muito bonito, mas quando se toca no PS…a comunicação social aparece em peso a defender esta malta e a tentar enxovalhar até aqueles que denunciam comportamentos altamente reprováveis! Gostava de saber se essa vacina fizesse falta a um familiar seu que cumpre os requisitos para a toma, se pensaria da mesma forma. E se em vez de lhe chamar Gorda ou magra fura filas não lhe chamaria bem pior!

  5. Totalmente de acordo. Já que a senhora se socorreu do facto de ser obesa para justificar o seu caráter prioritário no acesso à vacina, pôs-se a jeito, com o seu chico-espertismo, para levar comentários destes.
    Temos de perder vergonha de uma vez por todas, e chamar os bois pelos nomes. Esta gente que passou à frente no plano de vacinação, pisando médicos, enfermeiros, auxiliares e idosos com fatores de risco e muitos outros cidadãos que efetivamente são prioritários merecem o nosso maior profundo desdém. Isto é gente rasca! É isso que está aqui em causa. São pessoas reles, bem reles que faziam um favor ao país se emigrassem. O caso é mais grave porque são na sua generalidade pessoas com responsabilidades que dirigem instituições.

  6. A acreditar no que esta sra “obesa” diz ela faz trabalho voluntário e lida de perto com doentes afectados pela covid 19. Não me parece que tenhamos o direito de sermos nós a ajuizar, de uma forma vil, para mais se desempenharmos cargos com alguma visibilidade pública, se devia ou não beneficiar da vacina.

  7. Esta bastonária é a última pessoa com moral para apontar no dedo seja a quem for – muito menos a alguém que já faz muito pelo bem comum, ao contrário desta Bastonária que é uma “balelas”. Senhores Enfermeiros, nós temos confiança em vocês não deixem que esta Bastonária de meia tigela estrague o que conseguiram que é o respeito dos portugueses. Fazem muito bem em pedir a expulsão desta senhora que só quer protagonismo para voos mais altos e serve-se da instituição, porque enquanto pessoa singular, não vale nada. Além de que não passa de uma “enfermeira Vulgar que vos mancha o bom nome profissional.
    Abram os olhos.

    • Aqui é que é um caso de amiguinhos dos ‘boys’.
      Nesta sociedade onde impera o nepotismo haverá sempre os que vão ao ‘beija-mão’.
      Não é a integridade, o mau gosto ou comportamento deselegante da Sra. Bastonária que é importante.
      Isso é apenas polémica de cortina de fumo.
      Se fosse um comentário meu sobre o que a autarca fez, o insulto seria bem maior do que chamar-lhe apenas “gorda fura-filas”.
      Gente baixa desse nível deve ser, não só denunciada, insultada e enxovalhada publicamente como também processada civil e politicamente de forma a nunca mais poder exercer cargos públicos por muitos anos.

  8. E quantos que não receberam as doses dadas aos fura filas terão adoecido e ou morrido com covid? Vale tudo na Venezuela… Digo, Portugal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.