“A gorda fura filas”. Bastonária dos Enfermeiros justifica comentário sobre autarca de Portimão

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco fez uso do Facebook para denunciar a vacinação antecipada de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, chamando-a de “gorda fura filas”. Bastonária dos Enfermeiros defende a utilização do termo, apontando que foi a autarca que se disse “obesa” para justificar já ter sido vacinada contra a covid-19.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros confirma ser a autora da frase “A gorda fura filas. Malvada a hora em que nasci magra”, publicada esta terça-feira no Facebook e Instagram. Ana Rita Cavaco justifica o comentário sarcástico como sinal de “revolta” contra a alegada “vacinação indevida” da presidente da Câmara de Portimão.

“Fiz essa publicação para alertar mais para mais um caso de abuso nesta fase em que a vacina deveria obedecer rigorosamente ao Plano Nacional de Vacinação”, afirma ao Expresso a bastonária, frisando não perceber a razão da preocupação com um comentário que “replica a defesa da própria autarca” para ter integrado o grupo de doentes ou profissionais prioritários

“Em vez de se preocupar com os mais frágeis e com quem está verdadeiramente em contacto diário com doentes covid, foi a correr colocar-se na fila e já tem a vacina no papinho”, diz Ana Rita Cavaco, que teme “novos atropelos” ao plano de vacinação, se não existir uma verdadeira censura social a quem furar o plano elaborado pelas autoridades de saúde.

Ao Observador, Isilda Gomes disse pertencer a um grupo de risco. “Tenho 69 anos, sou obesa e hipertensa”, declaração que suscitou o comentário da bastonária nas redes sociais, numa altura em que, garante, “muitos enfermeiros do Algarve ainda não começaram a ser vacinados”.

Numa publicação do município, é referido que Isilda Gomes “dedica diariamente enquanto cidadã e voluntária uma parte do seu dia a promover visitas virtuais de familiares aos doentes covid que estão internados no Hospital de Campanha do Portimão Arena”, operacionalizado pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

No comunicado é ainda referido que foi na qualidade de voluntária do projeto ‘Visitas Virtuais’ que a autarca foi vacinada. A responsável da Ordem dos Enfermeiros adianta que, tanto quanto sabe, Isilda Gomes terá sido “a única voluntária” a receber a vacina.

Segundo o Expresso, a autarca socialista será um dos casos de vacinação irregular alvo de inquérito aberto pelo Ministério Público.

Esta não é a primeira vez que Ana Rita Cavaco faz uma denúncia pública de vacinação antes de tempo. A 31 de janeiro, a bastonária acusou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, de fazer o mesmo e de ser vacinado, em conjunto com a mulher, Maria Margarida Flores, diretora da Segurança Social de Faro, apesar de não figurar num grupo de risco.

O secretário de Estado enviou um desmentido às redações. “Esta informação é totalmente falsa e a sua divulgação tem como propósito colocar em causa a honestidade do Secretário de Estado e da sua mulher, a quem não foi administrada qualquer dose da vacina”, informou.

ZAP //

 

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

    • Eu concordo! Mas esses trafulhas devem ser vacinados na mesma. Que mais não seja para evitar o risco de contagiar os outros, não só com o vírus, mas com a sua falta ética e outros valores. RATOS!

  1. Vacinação indevida à parte (deve o autor se sancionado por isso)… Esta Ana Rita nunca enganou ninguém. Um exemplo de classe e boa educação!!

  2. Qualquer abuso deve ser altamente condenável e denunciado e criticado, mas com un nível de respeito e elevação Politica que seja, e ausente de insultos. É evidente que em termos de Educação a Sra . Bastonária, não recebeu a melhor !

  3. Desta vez, a bastonária vigarista que foi “dar um beijo de amiga” ao Ventura durante o congresso de Chega realizado durante a pandemia, até teve piada!…

  4. Não acho piada nenhuma à falta de educação e de respeito pelos outros! Ainda por cima sem razão que o justifique! Esta espécie de bastonária não bebeu chá em pequenina! Usa um tipo de linguagem que roça o ordinário. E parece-me que anda a querer angariar votos para o amigo, desta forma pouco limpa!

    • Eu ri-me…
      Não se pode esperar muito mais de uma bastonária vigarista que praticamente nunca foi enfermeira e que tem vários processos em tribunal por burla, etc, etc (esta “peça rara” conseguiu aumentar o seu próprio salário na Ordem com efeitos retroactivos!!), além claro, de ser amiga do Ventura!…

    • Eu também não acho piada nenhuma à falta de respeito pelos outros. Mas então o que a “Gorda fura filas” fez foi o quê? Respeito pelos nossos idosos? Pelos profissionais de saúde?…É tudo muito bonito, mas quando se toca no PS…a comunicação social aparece em peso a defender esta malta e a tentar enxovalhar até aqueles que denunciam comportamentos altamente reprováveis! Gostava de saber se essa vacina fizesse falta a um familiar seu que cumpre os requisitos para a toma, se pensaria da mesma forma. E se em vez de lhe chamar Gorda ou magra fura filas não lhe chamaria bem pior!

  5. Totalmente de acordo. Já que a senhora se socorreu do facto de ser obesa para justificar o seu caráter prioritário no acesso à vacina, pôs-se a jeito, com o seu chico-espertismo, para levar comentários destes.
    Temos de perder vergonha de uma vez por todas, e chamar os bois pelos nomes. Esta gente que passou à frente no plano de vacinação, pisando médicos, enfermeiros, auxiliares e idosos com fatores de risco e muitos outros cidadãos que efetivamente são prioritários merecem o nosso maior profundo desdém. Isto é gente rasca! É isso que está aqui em causa. São pessoas reles, bem reles que faziam um favor ao país se emigrassem. O caso é mais grave porque são na sua generalidade pessoas com responsabilidades que dirigem instituições.

  6. A acreditar no que esta sra “obesa” diz ela faz trabalho voluntário e lida de perto com doentes afectados pela covid 19. Não me parece que tenhamos o direito de sermos nós a ajuizar, de uma forma vil, para mais se desempenharmos cargos com alguma visibilidade pública, se devia ou não beneficiar da vacina.

  7. Esta bastonária é a última pessoa com moral para apontar no dedo seja a quem for – muito menos a alguém que já faz muito pelo bem comum, ao contrário desta Bastonária que é uma “balelas”. Senhores Enfermeiros, nós temos confiança em vocês não deixem que esta Bastonária de meia tigela estrague o que conseguiram que é o respeito dos portugueses. Fazem muito bem em pedir a expulsão desta senhora que só quer protagonismo para voos mais altos e serve-se da instituição, porque enquanto pessoa singular, não vale nada. Além de que não passa de uma “enfermeira Vulgar que vos mancha o bom nome profissional.
    Abram os olhos.

    • Aqui é que é um caso de amiguinhos dos ‘boys’.
      Nesta sociedade onde impera o nepotismo haverá sempre os que vão ao ‘beija-mão’.
      Não é a integridade, o mau gosto ou comportamento deselegante da Sra. Bastonária que é importante.
      Isso é apenas polémica de cortina de fumo.
      Se fosse um comentário meu sobre o que a autarca fez, o insulto seria bem maior do que chamar-lhe apenas “gorda fura-filas”.
      Gente baixa desse nível deve ser, não só denunciada, insultada e enxovalhada publicamente como também processada civil e politicamente de forma a nunca mais poder exercer cargos públicos por muitos anos.

  8. E quantos que não receberam as doses dadas aos fura filas terão adoecido e ou morrido com covid? Vale tudo na Venezuela… Digo, Portugal.

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …