Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Luiz Ramirez / EPA

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que afeta o país, foi exposta novamente.

De acordo com a agência EFE, trata-se do Templo da Virgem das Dores, cuja construção data de meados do século XIX, embora existam fontes documentais que remontam ao seu início no século XVIII.

O complexo católico, que combina estilos neoclássico e barroco, era o coração da comunidade Zangarro, relevante desde os tempos de vice-reinado porque existiam os cartórios de registo civil e a casa paroquial da então Villa Real de Mina de Guanajuato.

“O lugar, a paróquia, estava lotado, porque tinha o registo civil e a vicariação, tinha permissão para realizar este tipo de trâmites, por isso era um lugar muito importante”, disse Dulce María Vázquez, diretora do Município Arquivo da cidade de Irapuato, a 25 quilómetros do templo.

No entanto, a história da comunidade terminaria com um decreto assinado em 1979 pelo então presidente do México, José López Portillo. O presidente mandou construir uma barragem, hoje conhecida como La Purísima, nos 1.200 hectares de extensão do município.

A indicação deu-se pelo facto de que, seis anos antes, Irapuato foi totalmente inundada após o transbordamento da barragem de El Conejo.

“A história oral conta que foi muito difícil para eles sair, mais do que pelos prédios, pelo sentimento de pertença ao lugar (…) Alguns resistiram até perceberem que já era uma realidade que a água chegaria para cobrir toda a cidade”, continuou Dulce Vázquez.

Assim, os habitantes do Zangarro foram realocados para terras próximas e refundaram a sua comunidade,preservando o seu nome.

Porém, apesar do passar dos anos e de ter sido inundado, o Templo da Virgem das Dores sobrevive e é hoje atrai visitantes e curiosos.

“Foram encontradas coisas, embora já esteja pesadamente saqueado. Imagine, estamos falando de 1979 até hoje, já passou muito tempo”, afirma o diretor do Arquivo Municipal.

Nas épocas de calor e seca, o nível das águas desce tanto que o acesso à igreja é feito sem que seja necessário embarcar num dos pequenos barcos que circulam pela barragem – e até mesmo encontrar pequenos vestígios da cidade.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …