Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Luiz Ramirez / EPA

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que afeta o país, foi exposta novamente.

De acordo com a agência EFE, trata-se do Templo da Virgem das Dores, cuja construção data de meados do século XIX, embora existam fontes documentais que remontam ao seu início no século XVIII.

O complexo católico, que combina estilos neoclássico e barroco, era o coração da comunidade Zangarro, relevante desde os tempos de vice-reinado porque existiam os cartórios de registo civil e a casa paroquial da então Villa Real de Mina de Guanajuato.

“O lugar, a paróquia, estava lotado, porque tinha o registo civil e a vicariação, tinha permissão para realizar este tipo de trâmites, por isso era um lugar muito importante”, disse Dulce María Vázquez, diretora do Município Arquivo da cidade de Irapuato, a 25 quilómetros do templo.

No entanto, a história da comunidade terminaria com um decreto assinado em 1979 pelo então presidente do México, José López Portillo. O presidente mandou construir uma barragem, hoje conhecida como La Purísima, nos 1.200 hectares de extensão do município.

A indicação deu-se pelo facto de que, seis anos antes, Irapuato foi totalmente inundada após o transbordamento da barragem de El Conejo.

“A história oral conta que foi muito difícil para eles sair, mais do que pelos prédios, pelo sentimento de pertença ao lugar (…) Alguns resistiram até perceberem que já era uma realidade que a água chegaria para cobrir toda a cidade”, continuou Dulce Vázquez.

Assim, os habitantes do Zangarro foram realocados para terras próximas e refundaram a sua comunidade,preservando o seu nome.

Porém, apesar do passar dos anos e de ter sido inundado, o Templo da Virgem das Dores sobrevive e é hoje atrai visitantes e curiosos.

“Foram encontradas coisas, embora já esteja pesadamente saqueado. Imagine, estamos falando de 1979 até hoje, já passou muito tempo”, afirma o diretor do Arquivo Municipal.

Nas épocas de calor e seca, o nível das águas desce tanto que o acesso à igreja é feito sem que seja necessário embarcar num dos pequenos barcos que circulam pela barragem – e até mesmo encontrar pequenos vestígios da cidade.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …