Sean Penn entrevistou El Chapo antes da sua detenção

Sean Penn

O actor norte-americano conta na revista Rolling Stone como se encontrou com o traficante de droga mexicano “El Chapo”, no meio da selva, pouco tempo antes de este ter sido capturado pelas autoridades.

Num artigo publicado pela Rolling Stone, Sean Penn fala desta aventura, relatando ao pormenor como foi levado até Joaquín Guzmán Loera, um dos maiores traficantes de droga do mundo, também conhecido por El Chapo.

O actor norte-americano passou sete horas com El Chapo, em Outubro de 2015, quando este era procurado pelas autoridades mexicanas, depois de ter fugido de uma prisão de alta segurança no México, através de um túnel.

Sean Penn revela como foi a actriz Kate del Castillo, uma das mais conhecidas do México e particularmente crítica do governo do seu país, a viabilizar o encontro.

O artigo do actor foi publicado na revista depois da captura do narcotraficante e de as autoridades mexicanas terem revelado que para a sua detenção contribuíram os encontros com actrizes e produtores, uma vez que o famoso fugitivo queria que fizessem um filme sobre ele.

Afinal, não era bem esse o objectivo, mas antes dar uma entrevista a Sean Penn que não conseguiu fazer directamente as perguntas a El Chapo.

Depois de um primeiro encontro com o traficante, o actor combinou uma entrevista para uns dias depois, só que esta não chegou a acontecer porque as autoridades apertaram o cerco ao criminoso.

Foi um intermediário que colocou as perguntas de Sean Penn a El Chapo, que foram registadas num vídeo enviado posteriormente a Kate del Castillo e passado por esta à vedeta de Hollywood.

Nesse vídeo, El Chapo conta como começou a cultivar marijuana aos 15 anos porque “não havia outra forma” de ganhar a vida no local onde cresceu e salienta que, ainda hoje, “não há outra forma de sobreviver” nessa localidade.

El Chapo diz ainda que não consumiu “qualquer tipo de drogas nos últimos 20 anos” e recusa ser um homem violento, garantindo que só se defende e que “nunca” procura “problemas”.

Da conversa com Sean Penn, conforme regista o actor no seu artigo, fica ainda o orgulho do traficante por fornecer “mais heroína, metanfetamina, cocaína e marijuana do que qualquer outra pessoa no mundo” e por ter “uma frota de submarinos, aviões, camões e barcos”.

El Chapo falou ainda do candidato presidencial norte-americano Donald Trump como “mi amigo”, depois de ter sido confrontado com as alegações de que terá oferecido 100 milhões de dólares pela cabeça do bilionário, após este ter feito comentários ofensivos sobre os mexicanos.

Com uma fortuna estimada em 1 mil milhão de dólares, o narcotraficante diz também que espera morrer de “causas naturais”.

A Rolling Stone revela que alterou alguns dos nomes das pessoas e dos locais referidos no artigo de Sean Penn.

As autoridades mexicanas anunciaram, entretanto, que têm sob investigação Sean Penn e Kate del Castillo, bem como os demais envolvidos nesta operação.

Também já foi dado início ao processo de extradição de El Chapo para os Estados Unidos.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.