Desaparecem ministérios e nascem novos. Se ganhar, PS aposta num Governo “mais curto e compacto”

10

Clara Azevedo e Paulo Henriques / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa no Parlamento

Se o PS vencer as próximas eleições legislativas antecipadas, o Governo será “bastante diferente”. Além de a orgânica poder vir a sofrer alterações, o Executivo poderá ser “mais curto e mais compacto”.

Em caso de vitória, o próximo Governo PS vai absorver muitas das mudanças que António Costa tinha preparadas para a remodelação governamental.

Fonte do núcleo duro da direção do PS adiantou ao Público que o número de ministérios irá diminuir – com 19, este Governo é o maior do período democrático –, assim como as secretarias de Estado, que são atualmente 50.

“Um próximo governo do PS será mais operacional, mais focado na execução e menos no planeamento“, explicou a fonte citada pelo diário, acrescentando que o objetivo da mudança é executar o próximo quadro financeiro plurianual europeu, assim como o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Haverá ministros do atual Governo que não o integrarão, mas também “outros que continuarão ou nas mesmas pastas ou que transitarão de pasta”, adiantou a mesma fonte, garantindo que “haverá igualmente estreias” no elenco ministerial.

A concretizar-se, o novo Governo de António Costa deverá integrar “ministérios novos” e “outros que desaparecerão pela fusão de áreas”.

Como o próximo Executivo deverá precisar de apostar menos no planeamento, é possível que o Ministério do Planeamento, titulado por Nelson de Souza, venha a ser agregado a outra área de governação. Isto não significa, contudo, que o ministro saia do Governo.

Já o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública deverá desaparecer por ter sido uma solução que não provou. “Em causa não está a ministra Alexandra Leitão, que poderá continuar no “xecutivo”, revelou a mesma fonte socialista.

O Público salienta que todos os membros se manterão em funções até às legislativas. Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, é a única exceção. A saída, anunciada no verão, concretiza-se no final de janeiro, para regressar à sua carreira diplomática.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

10 Comments

  1. Só os tolos é que acreditam nestas mentiras. Já agora deixo uma pergunta: Os lugares concedidos aos Boy’s r Girl’s também desaparecem e esses vão para o desemprego?

  2. Teve ( tem ) o maior governo de que hà memória, mas agora promete um pequeno, aumentou a caraga fiscal para o maior nivel de sempre, quando prometeu reduzir. Todas as promessas que fizerem todos sabemos que serão mentira. Mas como sempre muitos idiot*s irão acreditar. viva a democracia de memória curta.

  3. É preciso ser cínico. Apostem em nós que agora é que vai ser… Fazem dos portugueses uns idiotas. Segundo Costa, no próximo governo vai fazer acordos à esquerda e à direita. Até agora só fazia com esquerda… Acredite quem quiser na atual classe política dirigente. Nao há vergonha. Vale tudo.

  4. Vai ser difícil a decisão de voto para os militantes Sociais Democratas e para os comunistas, por lado dos militantes do PSD e até do CDS tem o problema do Líder e os empresários que gostam e precisam de Paz, o líder porque o PSD corre o risco de levar com a tropa Passos Coelho de tão triste memória para todos, o Rangem com as tropas de Passos Coelho não auguram nada pacifico para o ambiente empresarial, Já os Comunistas tropas fieis dos Partidos BE e PCP sentem agora a necessidade de cornear o partido, contra a vontade, mas destroçados pelas decisões e politicas durante a geringonça sentem-se traídos e prejudicados por sentirem que os seus partidos puseram á frente os interesses partidários dos interesses dos seus militantes, sofrerá mais o PCP porque é uma franja muito obediente que deixou durante 6 anos de ouvir falar em trabalhadores, era só funcionários públicos, funcionários públicos, Médicos enfermeiros, professores, voltando agora á porta de eleições a ouvir falar em Trabalhadores, até já estranham, depois temos aquela enorme cota de Pessoas idosas fieis ás extremas de direita e de esquerda, que viram as suas vidas prejudicadas com o derrube do Governo, sentem as Reformas adiadas e a esperança que o PS ganhe as eleições para ter as suas reformas com retroatividade e restantes melhorias que esperavam e ficaram adiadas, na área do PSD ainda existe os beneficiários dos abonos de família e alargamento nos escalões do IRS, não será de estranhar por todos estes motivos que o PS obtenha a necessária maioria absoluta, já que a própria sociedade vê necessidade que isso aconteça, acha que é mesmo necessário punir todos os Partidos Políticos em geral por travar uma governação que apesar de esquisita e de uma critica aqui e alem estava globalmente a governar satisfatoriamente, daí se prevendo uma vitoria esmagadora por grande maioria mesmo do PS de António Costa.

    • belmiro cunha, ele não é mentiroso, ele é fanático, refere-se a Passos Coelho esquecendo a origem do problema Sócrates e troika, governar sob comando de três órgãos internacionais não será fácil para ninguém, depois tal como o Costa entende que partidos de contestação da extrema-esquerda e antieuropeuítas deveriam vergar-se a todos os desejos do governo e por fim como se não bastasse apesar de uma desastrosa governação a quase todos os níveis não esquecendo o caos da saúde, ensino e segurança, ainda recomenda que a salvação está nas mãos dos nossos torturadores, por@ que é demais!

  5. O ilusionista Costa começa a tirar os coelhos da cartola e agora depois do casamento falhado com a extrema-esquerda que tanto o apaixonou teme agora perder o tacho e já se verga a deitar a mão pedindo auxílio à sua direita, a tal que rejeitou aquando do, tal matrimónio, falta de vergonha, respeito, dignidade e muita ganância é disso simplesmente que se trata.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.