Scotland Yard prestes a encerrar buscas por Maddie

Waerfelu / Wikimedia

Maddie McCann

Resta apenas uma linha de investigação para encerrar de vez o caso que investiga o desaparecimento de Madeleine McCann e o director da polícia britânica acredita que esse desfecho deve acontecer dentro de alguns meses.

A investigação britânica em torno do desaparecimento da menina inglesa, de que não se sabe o paradeiro desde 3 de Maio de 2007, quando os pais não a encontraram no apartamento de férias no Algarve, prossegue.

O director da Scotland Yard, Bernard Hogan-Howe, admite que as buscas pela menina estão prestes a encerrar-se.

“Há uma linha de inquérito que permanece por concluir e espera-se que, nos próximos meses, isso aconteça”, salienta o responsável da polícia britânica, em declarações à Rádio LBC.

“Tem havido muito tempo perdido na investigação deste caso terrível. É uma criança que desapareceu, toda a gente quer saber se está viva e onde é que ela está e, infelizmente, se estiver morta, então precisaremos de dar algum conforto à família”, defende Bernard Hogan-Howe.

Esta última linha de investigação, que os investigadores consideraram que ainda valia a pena explorar, será baseada numa carta enviada pelas autoridades inglesas a solicitar a ajuda das autoridades portuguesas, em Julho de 2015. Mas, finda esta possibilidade, só restará o encerramento do caso, sublinha a BBC.

“Se alguém aparecer e nos der uma boa prova, vamos segui-la. Dizemos sempre que um inquérito a uma criança desaparecida nunca está fechado“, nota porém Bernard Hogan-Howe.

A “Operation Grange”, investigação inglesa aberta ao desaparecimento de Maddie em 2012, já contou com 29 investigadores, estando actualmente reduzida a apenas quatro.

Em Outubro de 2015, a equipa da Scotland Yard terminou o cruzamento dos dados existentes do caso, reunindo as informações da polícia portuguesa, da investigação inglesa e dos detectives privados contratados pelos McCann.

Ao todo, o processo conta com 1.338 depoimentos, 1.027 amostras de prova, mais de 60 pessoas investigadas, um total de 650 abusadores sexuais referenciados, relatos de 8.685 potenciais avistamentos de Maddie por todo o mundo e um total de 560 linhas de inquérito seguidas, de acordo com as contas da BBC.

Não foram encontrados quaisquer vestígios de Maddie, que tinha quatro anos de idade quando desapareceu da Aldeia da Luz, no Algarve.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ouçam o Gonçalo Amaral. O homem tem razão. A linha de investigação do homicídio acidental, onde anda? Porque foi descartada logo?Os cães que detectaram odor de cadáver foram ignorados porquê?
    Ai, tanta pergunta…

    • Tem toda a razão. O ex inspetor disse há poucos dias que devem pensar que a miúda pode ter sido cremada. Depois de todas as evidências sobre a morte da miúda, mesmo confirmadas com os cães pisteiros que a Scotland Yard trouxe ninguém encontrou o corpo. Evaporou-se? Talvez Gonçalo Amaral tenha razão com a hipótese da cremação

  2. Fizeram um “excelente” trabalho!!!
    Depois de milhões de libras gastas para nada, devem estar orgulhosos dos resultado conseguidos…

RESPONDER

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …