Scotland Yard prestes a encerrar buscas por Maddie

Waerfelu / Wikimedia

Maddie McCann

Resta apenas uma linha de investigação para encerrar de vez o caso que investiga o desaparecimento de Madeleine McCann e o director da polícia britânica acredita que esse desfecho deve acontecer dentro de alguns meses.

A investigação britânica em torno do desaparecimento da menina inglesa, de que não se sabe o paradeiro desde 3 de Maio de 2007, quando os pais não a encontraram no apartamento de férias no Algarve, prossegue.

O director da Scotland Yard, Bernard Hogan-Howe, admite que as buscas pela menina estão prestes a encerrar-se.

“Há uma linha de inquérito que permanece por concluir e espera-se que, nos próximos meses, isso aconteça”, salienta o responsável da polícia britânica, em declarações à Rádio LBC.

“Tem havido muito tempo perdido na investigação deste caso terrível. É uma criança que desapareceu, toda a gente quer saber se está viva e onde é que ela está e, infelizmente, se estiver morta, então precisaremos de dar algum conforto à família”, defende Bernard Hogan-Howe.

Esta última linha de investigação, que os investigadores consideraram que ainda valia a pena explorar, será baseada numa carta enviada pelas autoridades inglesas a solicitar a ajuda das autoridades portuguesas, em Julho de 2015. Mas, finda esta possibilidade, só restará o encerramento do caso, sublinha a BBC.

“Se alguém aparecer e nos der uma boa prova, vamos segui-la. Dizemos sempre que um inquérito a uma criança desaparecida nunca está fechado“, nota porém Bernard Hogan-Howe.

A “Operation Grange”, investigação inglesa aberta ao desaparecimento de Maddie em 2012, já contou com 29 investigadores, estando actualmente reduzida a apenas quatro.

Em Outubro de 2015, a equipa da Scotland Yard terminou o cruzamento dos dados existentes do caso, reunindo as informações da polícia portuguesa, da investigação inglesa e dos detectives privados contratados pelos McCann.

Ao todo, o processo conta com 1.338 depoimentos, 1.027 amostras de prova, mais de 60 pessoas investigadas, um total de 650 abusadores sexuais referenciados, relatos de 8.685 potenciais avistamentos de Maddie por todo o mundo e um total de 560 linhas de inquérito seguidas, de acordo com as contas da BBC.

Não foram encontrados quaisquer vestígios de Maddie, que tinha quatro anos de idade quando desapareceu da Aldeia da Luz, no Algarve.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ouçam o Gonçalo Amaral. O homem tem razão. A linha de investigação do homicídio acidental, onde anda? Porque foi descartada logo?Os cães que detectaram odor de cadáver foram ignorados porquê?
    Ai, tanta pergunta…

    • Tem toda a razão. O ex inspetor disse há poucos dias que devem pensar que a miúda pode ter sido cremada. Depois de todas as evidências sobre a morte da miúda, mesmo confirmadas com os cães pisteiros que a Scotland Yard trouxe ninguém encontrou o corpo. Evaporou-se? Talvez Gonçalo Amaral tenha razão com a hipótese da cremação

  2. Fizeram um “excelente” trabalho!!!
    Depois de milhões de libras gastas para nada, devem estar orgulhosos dos resultado conseguidos…

RESPONDER

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …