///

Schäuble: Nova ajuda à Grécia se programa de ajustamento for cumprido

World Economic Forum / Flickr

Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, garantiu hoje que a Grécia receberá novas ajudas comunitárias se o país cumprir todos os compromissos assumidos com a ‘troika’ e continuar com o processo de reformas.

“Se a Grécia cumprir todos os seus deveres até ao final de 2015, e alcançar um excedente primário nas suas contas públicas e, apesar disso, apresentar dificuldades financeiras, estamos preparados para ajudar”, afirmou Schäuble numa entrevista hoje publicada pelo diário alemão Rheinische Post.

No entanto, o titular da pasta das Finanças da Alemanha advertiu que a ajuda europeia à Grécia, caso Atenas necessite, será “sem dúvida alguma muito mais pequena” face à ajuda financeira que os helénicos receberam até ao momento.

O governante disse, por isso, que é preciso esperar até meados de 2014 para comprovar se esse novo apoio financeiro é, ou não, necessário.

Na mesma entrevista, Schäuble garantiu que ninguém duvida dos “progressos significativos” alcançados pela Grécia no seu caminho para superar a crise, apesar de alguns não acreditarem que tal fosse possível, mas insistiu que Atenas “deve continuar com as reformas estruturais e respeitar os seus compromissos”.

“Não faz sentido responsabilizar o Fundo Monetário Internacional (FMI) pelos problemas sociais ou querer exclui-lo da ‘troika'”, acrescentou ainda o ministro alemão.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.