/

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

SXC

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo.

A Saudi Aramco, petrolífera detida pelo Governo da Arábia Saudita, vai protagonizar a maior entrada de sempre em bolsa, conseguindo levantar 25,6 mil milhões de dólares. Com isto, a empresa fica avaliada nuns impressionantes 1,7 biliões de dólares, tornando-se na empresa mais bem avaliado do mundo após superar a Apple.

A oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco vai superar, assim, a entrada da Alibaba em bolsa, em 2014, que conseguiu na altura um encaixe de 25 mil milhões de dólares. A petrolífera saudita vai entra na bolsa de Riade na próxima semana, dia 12 de dezembro, com cada ação a custar 8,53 dólares, avança o The Guardian.

A Saudi Aramco colocou 1,5% do seu capital social, com dois terços destinado a investidores institucionais e o restante para particulares. A empresa já anunciou a sua vontade em pagar um dividendo de 75 mil milhões de dólares aos acionistas, atraindo os maiores tubarões da economia mundial a comprar participação na petrolífera.

Os fundos conseguidos deverão servir para financiar a diversificação da economia da Arábia Saudita, que depende fundamentalmente da exploração petrolífera. A empresa terminou o ano de 2018 com um lucro de 111,1 mil milhões de dólares e receitas na ordem dos 356 mil milhões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.