/

Sarkozy acusado de financiamento ilegal da sua campanha

Moritz Hager / swiss-image.ch / World Economic Forum

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy

O antigo chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy foi acusado de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2012, anunciou esta terça-fera, em comunicado, o procurador da República de Paris.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi ouvido durante todo o dia de terça-feira pelo juiz de instrução, por irregularidades no financiamento da sua campanha eleitoral.

O antigo presidente foi acusado no âmbito do caso “Bygmalion”, assim chamado em referência a uma empresa de comunicação que emitiu facturas falsas no valor de 18,5 milhões de euros.

Segundo a BBC, a acusação é um severo revés na estratégia de Sarkozy, que se posicionava como principal canddato da direta francesa às eleições presidenciais de 2017.

Estas facturas terão permitido à UMP, União por um Movimento Popular, principal partido da direita francesa, liderado por Sarkozy, efectuar despesas que na realidade diziam respeito à campanha eleitoral para as eleições presidenciais e 2012.

O esquema teria como objectivo manter as despesas da campanha de Sarkozy abaixo do máximo legal permitido para eleições presidenciais em França, fixado em 16,8 milhões de euros na primeira volta e 21,5 milhões para na segunda.

Nicolás Sarkozy, de 61 anos, presidente francês entre 2007 e 2012, viria a perder as eleições para o candidato socialista, François Hollande, actual chefe de estado da França.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.