/

Número de casos confirmados de sarampo sobe para 62

O número de casos de sarampo confirmados em Portugal subiu hoje para 62, mais nove do que no último balanço, realizado na segunda-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde.

O número de casos suspeitos é hoje de 168 contra 145 casos na segunda-feira, de acordo com um comunicado da DGS divulgado hoje à noite.

Até às 19 horas de hoje tinham sido registados 168 casos suspeitos, a maioria com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, estando internados seis doentes, “com situação clínica estável e a aguardar investigação laboratorial”, diz-se no comunicado.

A DGS precisa que dos 168 casos reportados 62 foram confirmados e 80 negativos, havendo mais 25 casos que aguardam resultado laboratorial.

Diz também a DGS que dos 62 casos confirmados, todos adultos, um pertence à região Centro, com ligação ao surto que decorre na região Norte.

A DGS e a rede de autoridades de Saúde, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está a acompanhar a situação e a partir de quarta-feira atualizará a informação sobre o sarampo, sobre a forma de Boletim Epidemiológico, diariamente ao fim da manhã.

A DGS recomenda que as pessoas verifiquem os boletins de vacinas e que, caso seja necessário, se vacinem contra o sarampo, recordando tratar-se de “uma das doenças infecciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas”.

Menos de dois anos depois de Portugal ser reconhecido oficialmente como estando livre de sarampo, o país depara-se com o terceiro surto da doença no espaço de um ano.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.