Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior / Facebook

A jornalista Sarah Kendzior (dir)

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política.

Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump em 2016, Sarah Kendzior foi das poucas que alertou para a temível possibilidade de o magnata se tornar no próximo presidente norte-americano. A jornalista foi recentemente entrevistada pelo site Fast Company, tendo comentado a situação política do país e os perigos que as redes sociais representam.

“Se tens uma cultura política preexistente, definida por paranoia e angústia, e a sensação de estar constantemente sob ataque, é difícil criar uma oposição efetiva ou uma mera comunicação em geral entre diferente partidos”, explicou a especialista.

Este é um cenário que se tem visto replicado em países como os Estados Unidos e o Reino Unido — que se dizem democráticos — e que Sarah entende como típicos de nações como a antiga União Soviética e o Usbequistão.

Na sua opinião, “as redes sociais realçam alguns dos piores aspetos do discurso político”, o que torna muito fácil usar as palavras dos outros como uma arma. No caso do presidente Donald Trump, o Twitter tem sido o seu meio preferido para divulgar as suas mensagens. “Ele não faz conferências de imprensa. Ele não tem qualquer tipo de interação real com jornalistas”, acrescentou.

A especialista diz ainda que é difícil ter uma sociedade civil em funcionamento quando, nas redes sociais, é tão complicado distinguir aquilo que é verdade daquilo que são fake news.

No caso mais específico da promoção de Donald Trump, “eles querem que os próprios conceitos de verdade ou integridade na política sejam destruídos“. É nestas circunstâncias que “muitos atores políticos diferentes vão tirar proveito das redes sociais para continuar a fazer isso”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …