Santo Sudário em exposição pública em Turim

bostoncatholic / Flickr

O Santo Sudário em exposição no Museu de Turin

Foi este domingo inaugurada, com uma missa, a exposição do Santo Sudário, a mortalha que terá envolvido o corpo de Jesus Cristo, que está agora exposto ao público em Turim.

O Sudário de Turim, ou Santo Sudário, é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação.

Segundo a crença católica, a peça é um registo da imagem de Jesus Cristo após a sua morte.

A origem da peça tem sido objeto de grande polémica, e a sua autenticidade é alvo de uma acesa disputa científica há várias décadas.

“No que respeita ao campo cientifico, em que não existe um consenso, a Igreja não tem nada contra a continuação das investigações. O mais importante para os peregrinos e para a Igreja é que quando estejam perante o Santo Sudário, as pessoas sintam no coração o que Jesus fez”, disse Cesare Nosiglia, arcebispo de Turim, citado pela Euronews.

Dianelos Georgoudis / Wikimedia

Imagens do Sudário de Turim contrastada com filtros positivo / negativo e funções matemáticas

Imagens do Sudário contrastadas com filtros positivo / negativo e funções matemáticas

O sudário foi descoberto em meados do século XIV na igreja de Nossa Senhora, perto de Troyes, em França. Está guardado na Catedral de Turim, em Itália, desde o século XIV.

A Santa Sé nunca se pronunciou sobre a autenticidade da relíquia.

A peça raramente é exibida em público. A última exposição foi em 2010, ano em que atraiu cerca de 2 milhões de visitantes.

O Santo Sudário poderá ser visitado durante 67 dias, um mês e meio a mais do que a última exposição.

O Papa Francisco irá a Turim nos dias 20 e 21 de junho.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …