Odemira não é um caso único. Em Santarém, há situações “em tudo semelhantes”

O SEF tem investigado em Santarém situações “em tudo semelhantes às investigadas em Odemira e no Alentejo” por auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

Odemira tem estado recentemente no centro de toda a atenção mediática e política, mas não é um caso único em Portugal. No distrito de Santarém, trabalhadores vindos do Paquistão, Bangladesh, Índia e Nepal começaram a chegar em grande número desde 2017.

Escreve o Público que em Alpiarça, no distrito de Santarém, estes trabalhadores agrícolas deixaram de ser vistos nas suas habituais rotinas de trabalho.

Neste concelho, acredita-se que a sua saída não tenha sido consequência daquilo que foi revelado em Odemira, onde os imigrantes viviam em casas com condições insalubres. “Não deve ter a ver, porque saíram ainda antes de se ouvir falar do caso de Odemira”, diz um popular.

Por outro lado, um pequeno empresário da região da Golegã acredita que existe em Santarém aproveitamento da vulnerabilidade dos imigrantes que não falam português e promessas fraudulentas próximas da extorsão.

A realidade é que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está, neste momento, a levar a cabo investigações em Santarém por suspeitas de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas para fins de exploração laboral — tal como em Odemira.

“Em Santarém, estamos a investigar situações em tudo semelhantes às investigadas em Odemira e no Alentejo”, confirma o coordenador da unidade anti-tráfico de pessoas do SEF, Orlando Ribeiro.

“Não nos interessa se são poucos ou muitos trabalhadores a serem explorados. Basta acontecer. Temos que dotar os inquéritos com provas que permitam ao Ministério Público acusar”, acrescenta.

Em 2016 e no ano passado, as duas mais recentes operações do SEF resultaram em acusações por crimes de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal.

Ainda assim, o fenómeno não abrandou. Como Orlando Ribeiro explica: “Há muita facilidade em ceder mão-de-obra e desaparecer” se desconfiarem que estão a ser investigados como suspeitos.

O Ministério Público de Santarém instaurou 21 inquéritos em 2020 e 2021 respeitantes a auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

O SEF encontrou situações em que parte do salário dos trabalhadores é retirado para a renda e outra parte para transporte, alimentação e despesas com a documentação para a prometida legalização em Portugal.

“[Os empresários] Têm um entendimento de que não é da responsabilidade deles saber em que condições os trabalhadores foram para ali. Por isso dizem que não sabem. Mas é evidente que sabem”, salienta Orlando Ribeiro.

Na Operação Pokhara, do SEF, na Herdade dos Morangos, em Paço dos Negros, foram encontrados trabalhadores “a viver num anexo de três divisões sem cozinha, janelas, eletricidade, água, saneamento básico e sem mínima possibilidade de escaparem, uma vez que os empresários tinham os seus documentos cativos”.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Onde quer que haja este tipo de actividade e, sabendo como é o espírito destes empreendedores haverá sempre situações como estas. Portugal não será excepção. Diabo, resido numa região onde há produção agrícola intensiva com recurso à plasticultura e se nem fazem a gestão dos resíduos plásticos que sobram de cada cultura, deixando-os nos terrenos para serem enterrados pelo tempo ou levados pelo vento, íam preocupar-se com “isto”. Na região Oeste tb há imensos imigrantes de origem nepalesa que vivem em situações semelhantes. Lucro! Isso é que interessa.

RESPONDER

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …