Odemira não é um caso único. Em Santarém, há situações “em tudo semelhantes”

O SEF tem investigado em Santarém situações “em tudo semelhantes às investigadas em Odemira e no Alentejo” por auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

-

Odemira tem estado recentemente no centro de toda a atenção mediática e política, mas não é um caso único em Portugal. No distrito de Santarém, trabalhadores vindos do Paquistão, Bangladesh, Índia e Nepal começaram a chegar em grande número desde 2017.

Escreve o Público que em Alpiarça, no distrito de Santarém, estes trabalhadores agrícolas deixaram de ser vistos nas suas habituais rotinas de trabalho.

Neste concelho, acredita-se que a sua saída não tenha sido consequência daquilo que foi revelado em Odemira, onde os imigrantes viviam em casas com condições insalubres. “Não deve ter a ver, porque saíram ainda antes de se ouvir falar do caso de Odemira”, diz um popular.

Por outro lado, um pequeno empresário da região da Golegã acredita que existe em Santarém aproveitamento da vulnerabilidade dos imigrantes que não falam português e promessas fraudulentas próximas da extorsão.

A realidade é que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está, neste momento, a levar a cabo investigações em Santarém por suspeitas de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas para fins de exploração laboral — tal como em Odemira.

“Em Santarém, estamos a investigar situações em tudo semelhantes às investigadas em Odemira e no Alentejo”, confirma o coordenador da unidade anti-tráfico de pessoas do SEF, Orlando Ribeiro.

“Não nos interessa se são poucos ou muitos trabalhadores a serem explorados. Basta acontecer. Temos que dotar os inquéritos com provas que permitam ao Ministério Público acusar”, acrescenta.

Em 2016 e no ano passado, as duas mais recentes operações do SEF resultaram em acusações por crimes de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal.

Ainda assim, o fenómeno não abrandou. Como Orlando Ribeiro explica: “Há muita facilidade em ceder mão-de-obra e desaparecer” se desconfiarem que estão a ser investigados como suspeitos.

O Ministério Público de Santarém instaurou 21 inquéritos em 2020 e 2021 respeitantes a auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

O SEF encontrou situações em que parte do salário dos trabalhadores é retirado para a renda e outra parte para transporte, alimentação e despesas com a documentação para a prometida legalização em Portugal.

“[Os empresários] Têm um entendimento de que não é da responsabilidade deles saber em que condições os trabalhadores foram para ali. Por isso dizem que não sabem. Mas é evidente que sabem”, salienta Orlando Ribeiro.

Na Operação Pokhara, do SEF, na Herdade dos Morangos, em Paço dos Negros, foram encontrados trabalhadores “a viver num anexo de três divisões sem cozinha, janelas, eletricidade, água, saneamento básico e sem mínima possibilidade de escaparem, uma vez que os empresários tinham os seus documentos cativos”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Onde quer que haja este tipo de actividade e, sabendo como é o espírito destes empreendedores haverá sempre situações como estas. Portugal não será excepção. Diabo, resido numa região onde há produção agrícola intensiva com recurso à plasticultura e se nem fazem a gestão dos resíduos plásticos que sobram de cada cultura, deixando-os nos terrenos para serem enterrados pelo tempo ou levados pelo vento, íam preocupar-se com “isto”. Na região Oeste tb há imensos imigrantes de origem nepalesa que vivem em situações semelhantes. Lucro! Isso é que interessa.

RESPONDER

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …