Santana Lopes vai ser o novo presidente da Fundação Espírito Santo

PSD / Flickr

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes vai presidir Fundação Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo próprio e o cargo não será remunerado.

Esta quarta-feira à noite, na SIC Notícias, Pedro Santana Lopes anunciou que vai ser o novo presidente da Fundação Espírito Santo. A decisão deverá ser aprovada esta sexta-feira pelo Conselho de Curadores da Fundação, em comum acordo com a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal de Lisboa.

É uma função não remunerada e que não será a full-time, porque vou manter a atividade como advogado. Vou dedicar o tempo que a fundação precisar para ajudar a ultrapassar estes momentos difíceis”, explicou o ex-candidato à liderança do PSD.

Foi Edmundo Martinho, atual provedor da Santa Casa, quem convidou Santana Lopes para assumir o cargo. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, manifestou-se a favor.

Segundo o Expresso, a instituição gerida pela Santa Casa é atualmente dirigida por Edmundo Martinho, que vai renunciar ao cargo, e tem como administradora executiva Conceição Amaral.

Criada em 1953 como Museu-Escola, a Fundação Ricardo Espírito Santo tem como finalidade “proteger e divulgar as Artes Decorativas Portuguesas e os ofícios com elas relacionadas”. Nos últimos tempos, têm sido motivo de notícia devido à queda do GES e pelas dificuldades no pagamento de salários dos colaboradores, escreve o jornal.

Santana Lopes frisou ainda que não irá voltar a sujeitar-se a eleições nos próximos tempos, sublinhando que o PSD “ficará bem entregue“.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Calma; não é remunerado (e toda a gente sabe que não havia ninguém mais competente para o lugar!)!!…
      Vai exercer advocacia (mais um politico advogado reputadissimo!) e, além disso, tem uma pensão vitalícia (pelo excelente serviço que prestou ao país)!…

RESPONDER

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …