Santana Lopes fora da corrida à Câmara de Lisboa

Pedro Nunes / Lusa

Ex-primeiro ministro, ex-presidente da câmara de Lisboa e Figueira da Foz, ex presidente do PSD e do Sporting, Pedro Santana Lopes

Ex-primeiro ministro, ex-presidente da câmara de Lisboa e Figueira da Foz, ex presidente do PSD e do Sporting, Pedro Santana Lopes

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e ex-presidente da câmara de Lisboa, o social-democrata Pedro Santana Lopes, não vai voltar a candidatar-se à presidência da autarquia.

Em declarações ao Expresso, Santana Lopes anunciou que a decisão foi comunicada na quarta-feira ao ex-primeiro ministro e atual presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e transmitida hoje ao presidente da concelhia de Lisboa do PSD, Mauro Xavier, ao líder da distrital, Miguel Pinto Luz, e ao coordenador autárquico do PSD, Carlos Carreiras.

O Expresso adianta que Santana Lopes pretende prosseguir o seu trabalho como provedor na SCML, cujo mandato foi renovado em março e se prolonga até 2019.

O jornal cita uma entrevista que vai ser publicada no próximo sábado e em que Santana Lopes fala dos projetos que quer concretizar na segunda fase do seu mandato e admite que o atual presidente, Fernando Medina, não será um candidato fácil de derrotar nas autárquicas do outono de 2017.

Na entrevista, de acordo com o Expresso, Santana nega que tenham sido as sondagens a desmotivá-lo de uma candidatura.

Com esta decisão de não entrar na corrida, o PSD terá agora de arranjar um plano B.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …