Santana bateu com a porta mas ninguém foi atrás

Pedro Nunes / Lusa

O antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes

Santana Lopes anunciou recentemente a sua saída do PSD e a criação de um novo partido. No entanto, não conseguiu levar consigo figuras de peso do partido. A sua saída gerou mau estar e alguns militantes que o apoiaram nas eleições diretas contra Rio ficaram mesmo “zangados” com a decisão. 

Há cerca de três semanas, conta o Diário de Notícias, Pedro Santana Lopes convocou alguns dos mais próximos para um jantar, no qual pretendia trocar impressões sobre a sua saída do PSD e a criação de um novo partido.

Dos presentes, só a antiga vereadora da Câmara de Lisboa Helena Lopes da Costa se manifestou frontalmente contra. Segundo fontes ouvidas pelo DN, que estiveram presentes no encontro, a social-democrata, que sempre foi muito próxima de Santana, foi muito crítica quanto à sua decisão, advertindo-o para o impacto que a sua saída teria junto dos que o apoiaram nas recentes eleições.

No fim-de-semana, Santana Lopes cortou mesmo relações com o PSD, para espanto de muitos presidentes de câmara e dirigentes distritais e concelhios que o apoiaram há pouco mais de seis meses, nas eleições diretas contra Rui Rio.

Apesar de ter falado abertamente sobre a sua saída numa entrevista à revista Visão, ninguém acreditava que a saída viesse mesmo à acontecer.

“Recebi muitos telefonemas incrédulos, de muita gente zangada também que deu a cara por ele [Santana Lopes] e está constrangida”, afirma uma das figuras envolvida na campanha de Santana às diretas. Até porque, insiste, “muitos tiveram de convencer as suas bases para votarem nele e deram-lhe a mão quando decidiu ajudar Rui Rio a formar a lista para o conselho nacional e restantes órgãos nacionais”.

“Nada de drástico” justifica a sua saída

Outra fonte ouvida pelo DN, e que também participou na sua campanha pela liderança do partido, explicou que mesmo os mais críticos do estilo de liderança de Rio não encontram mudanças para esta rutura acontecer neste momento.

“Não aconteceu nada de drástico para justificar que Santana bata com a porta ao partido.” Outro militante que também o acompanhou no processo eleitoral diz que, “se discorda de Rio e tem um projeto alternativo, o combate faz-se por dentro do partido onde militava há tantos anos e não fora”.

Apesar das opiniões divergirem, ninguém acredita que as principais figuras do PSD estejam dispostas a ajudar Santana a formar um novo partido.

“Pode levar com alguns quadros intermédios, que estão muito desmobilizados, mas pouco mais do que isso”, afirma um dos seus ex-apoiantes. Mas, remata, “a decisão é dele, saberá o que está a fazer”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Palhaço… Sempre foi um vaidoso. Sempre se preocupou mais com ele do que com o país ou o partido. quando as coisas já não o servem, ele abandona o barco. Amuou, coitado… O azar é que lhe saiu o amúo pela culatra. Agora torce a orelhinha e não deita sangue.

    • Estou plenamente de acordo com a sua opinião e acrescento ainda que é um indivíduo que transparece pouca confiança pois muda facilmente de opinião.

  2. Já tenho um nome para o partido
    O PUSH, PARTIDO DE UM SÓ HOMEM
    E parece-me que vai ter de empurrar muito para ver se vai a algum lado

  3. O PSD ficou aliviado !
    Esperemos que não apareça num próximo congresso…
    O “Enfant terrible” podia criar um partido com grande êxito – Santana e as suas Santanetes !

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …