Santa Maria não recebeu nenhum pedido para internar doente de Faro

ABr

-

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, confirma não ter sido contactado para receber o idoso de 74 anos que este domingo morreu vítima de um AVC.

O doente deu inicialmente entrada no hospital de Faro, depois de ter sido assistido em Vila Real de Santo António, mas uma vez que esta unidade hospitalar não tem neurorradiologia, teve de ser transferido para a unidade mais próxima com o serviço.

Os hospitais mais próximos seriam o São José ou o Santa Maria, na capital lisboeta, mas o idoso de 74 anos acabou por ser transferido para Coimbra, onde acabou por falecer.

Apesar de ainda não estar confirmado, é possível que esta transferência não se tenha realizado exatamente porque o São José terá recusado receber o paciente.

Na sequência deste caso, o hospital de Santa Maria já veio confirmar que não foi contactado nem pelo hospital de Faro nem pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), avança esta terça-feira o Diário de Notícias.

“Não houve nenhum pedido do Hospital de Faro ou do CODU para receber este doente. Temos sempre equipa disponível para estes casos, nem que seja através da chamada de médicos”, disse ao jornal fonte do hospital.

O Centro Hospitalar do Algarve abriu um inquérito esta segunda-feira para tentar apurar como ocorreu todo o processo com o doente que foi vítima de AVC.

“Pela análise prévia, as coisas correram dentro da normalidade”, garantiu Pedro Nunes, presidente do conselho de administração do CHA, em declarações à Renascença.

“O hospital pode adiantar-se e contactar outras unidades, mas é o INEM que orienta os meios. Alguém decidiu que o o doente iria para Coimbra e que seria de helicóptero, que não terá estado disponível por razões atmosféricas. Não compete a Faro comentar a organização dos serviços em Lisboa”, diz ainda o médico, citado pelo DN.

Também o Ministério da Saúde diz estar já a averiguar este caso, bem como o de David Duarte, o jovem de 29 anos que morreu no São José depois de três dias à espera para ser operado a um aneurisma.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …