Santa Maria não recebeu nenhum pedido para internar doente de Faro

ABr

-

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, confirma não ter sido contactado para receber o idoso de 74 anos que este domingo morreu vítima de um AVC.

O doente deu inicialmente entrada no hospital de Faro, depois de ter sido assistido em Vila Real de Santo António, mas uma vez que esta unidade hospitalar não tem neurorradiologia, teve de ser transferido para a unidade mais próxima com o serviço.

Os hospitais mais próximos seriam o São José ou o Santa Maria, na capital lisboeta, mas o idoso de 74 anos acabou por ser transferido para Coimbra, onde acabou por falecer.

Apesar de ainda não estar confirmado, é possível que esta transferência não se tenha realizado exatamente porque o São José terá recusado receber o paciente.

Na sequência deste caso, o hospital de Santa Maria já veio confirmar que não foi contactado nem pelo hospital de Faro nem pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), avança esta terça-feira o Diário de Notícias.

“Não houve nenhum pedido do Hospital de Faro ou do CODU para receber este doente. Temos sempre equipa disponível para estes casos, nem que seja através da chamada de médicos”, disse ao jornal fonte do hospital.

O Centro Hospitalar do Algarve abriu um inquérito esta segunda-feira para tentar apurar como ocorreu todo o processo com o doente que foi vítima de AVC.

“Pela análise prévia, as coisas correram dentro da normalidade”, garantiu Pedro Nunes, presidente do conselho de administração do CHA, em declarações à Renascença.

“O hospital pode adiantar-se e contactar outras unidades, mas é o INEM que orienta os meios. Alguém decidiu que o o doente iria para Coimbra e que seria de helicóptero, que não terá estado disponível por razões atmosféricas. Não compete a Faro comentar a organização dos serviços em Lisboa”, diz ainda o médico, citado pelo DN.

Também o Ministério da Saúde diz estar já a averiguar este caso, bem como o de David Duarte, o jovem de 29 anos que morreu no São José depois de três dias à espera para ser operado a um aneurisma.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.