Hospital de Faro investiga transferência de doente com AVC

O doente com AVC teve de ser transferido para Coimbra depois de o Hospital de São José, em Lisboa, ter alegadamente recusado receber o paciente.

O Centro Hospitalar do Algarve vai abrir esta segunda-feira um inquérito à atuação desta unidade hospitalar, depois de um idoso que sofreu um AVC ter sido transportado para Coimbra, onde acabou por falecer na noite de domingo.

De acordo com Pedro Nunes, o presidente do conselho de administração do CHA, ouvido pela Renascença, tudo decorreu dentro da normalidade e as normas de transferência de doentes foram cumpridas.

“Pela análise prévia, as coisas correram dentro da normalidade”, garante o médico. Faro não tem um serviço de neurorradiologia de intervenção, portanto, “quando há um doente que possa beneficiar deste método, o hospital assinala e o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) é que avalia para onde é que o doente vai”.

O responsável confessa que foi “apanhado de surpresa por esta notícia”, uma vez que estava de férias, mas assegurou que vai inteirar-se de tudo o que se passou com o doente, de 74 anos, que se encontrava em coma e com prognóstico reservado.

O paciente foi transportado para uma unidade hospitalar em Coimbra, depois de alegadamente ter sido recusada a sua entrada no hospital de São José, em Lisboa, uma informação que Pedro Nunes ainda não confirma.

O responsável diz não saber ainda para qual dos dois hospitais de Lisboa terá sido feito o pedido de transferência mas explica que, na capital, “só o Santa Maria e o São José é que têm capacidade para o fazer”.

Caso se venha a confirmar que o São José rejeitou o doente, este pode ser mais um motivo para levar à descrença da unidade hospitalar, sobretudo depois do incidente da semana passada.

O hospital fez correr muita tinta depois de ter sido tornado público o caso de David Duarte, o jovem de 29 anos que faleceu à espera para ser operado a um aneurisma por não haver médicos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Itália com menor número diário de mortes em 15 dias. Nos EUA, a crise compara-se ao 11 de setembro

No dia em que Itália registou o menor número de óbitos por covid-19 em duas semanas, os Estados Unidos registaram 1.200 mortos. O cirurgião geral do país compara a crise a Pearl Harbor e ao 11 …

Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para "render" Centeno

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em "contra-relógio", uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses …

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …