Santa Maria e Pulido Valente devem mais que os 15 Hospitais da região Norte juntos

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, Lisboa

O Centro hospitalar Lisboa Norte, que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, tem uma divida de 153 milhões de euros aos fornecedores. O valor dos pagamentos em atraso consegue superar o das 15 instituições de saúde do Norte – que devem 137 milhões de euros.

O Centro hospitalar Lisboa Norte deve mais de 150 milhões de euros aos fornecedores, um valor que supera as instituições de saúde do Norte em mais de 15 milhões de euros.

Das 15 instituições de saúde do Norte fazem parte oito centros hospitalares, três hospitais, três unidades locais de saúde e um instituto de oncologia, nomeadamente o Instituto Português de Oncologia, o Hospital de São João, ou o Santo António.

A situação é denunciada pelo Jornal de Notícias que dá conta de que a situação com a instituição que gere os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, está a agravar-se.

O Governo tem injetado milhões de euros nos hospitais – 32 milhões por mês, de forma extraordinária, entre abril e junho -, mas não consegue estancar o aumento das dívidas a fornecedores e os pagamentos em atraso continuam a aumentar.

Há um registo de 739 milhões de euros em dívida, por todo o país, relativamente ao mês de maio, que representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados fornecidos pela Administração Central do Sistema de Saúde.

A indústria farmacêutica é o maior credor das instituições de saúde e alerta que os pagamentos atrasados estão quase no mesmo nível de 2012, quando Portugal estava sob o programa de ajustamento da troika e foram atingidas as maiores dívidas de sempre.

Os Ministérios da Saúde e das Finanças encontram-se agora a “analisar soluções que permitam, de forma sustentada, diminuir a dívida a fornecedores externos e diminuir igualmente a amplitude das variações ao longo do ano”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …