Santa Maria e Pulido Valente devem mais que os 15 Hospitais da região Norte juntos

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, Lisboa

O Centro hospitalar Lisboa Norte, que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, tem uma divida de 153 milhões de euros aos fornecedores. O valor dos pagamentos em atraso consegue superar o das 15 instituições de saúde do Norte – que devem 137 milhões de euros.

O Centro hospitalar Lisboa Norte deve mais de 150 milhões de euros aos fornecedores, um valor que supera as instituições de saúde do Norte em mais de 15 milhões de euros.

Das 15 instituições de saúde do Norte fazem parte oito centros hospitalares, três hospitais, três unidades locais de saúde e um instituto de oncologia, nomeadamente o Instituto Português de Oncologia, o Hospital de São João, ou o Santo António.

A situação é denunciada pelo Jornal de Notícias que dá conta de que a situação com a instituição que gere os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, está a agravar-se.

O Governo tem injetado milhões de euros nos hospitais – 32 milhões por mês, de forma extraordinária, entre abril e junho -, mas não consegue estancar o aumento das dívidas a fornecedores e os pagamentos em atraso continuam a aumentar.

Há um registo de 739 milhões de euros em dívida, por todo o país, relativamente ao mês de maio, que representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados fornecidos pela Administração Central do Sistema de Saúde.

A indústria farmacêutica é o maior credor das instituições de saúde e alerta que os pagamentos atrasados estão quase no mesmo nível de 2012, quando Portugal estava sob o programa de ajustamento da troika e foram atingidas as maiores dívidas de sempre.

Os Ministérios da Saúde e das Finanças encontram-se agora a “analisar soluções que permitam, de forma sustentada, diminuir a dívida a fornecedores externos e diminuir igualmente a amplitude das variações ao longo do ano”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …