/

5G ainda nem chegou e Samsung já está a trabalhar no 6G

(dr) Samsung Research

Com o 5G ainda a fazer a sua chegada atempada a Portugal e ao mundo, a Samsung deu um passo maior e já começou a desenvolver a tecnologia 6G.

Numa curta declaração à imprensa coreana, um porta-voz da empresa disse que a Samsung já estará a trabalhar no desenvolvimento inicial da tecnologia 6G a partir de um centro de investigação localizado na capital do país.

A informação é avançada pelo Korea Herald, que realça que apesar de a tecnologia 5G ainda estar numa fase preliminar de implementação na maioria dos países do mundo, a empresa coreana está já a dar uma passo ainda maior. De acordo com a marca, uma equipa de especialistas em telecomunicações já está a fazer os primeiros avanços na tecnologia.

A investigação está a ser levada a cabo no mesmo local onde a empresa trabalha ainda no 5G, sendo que a equipa responsável pelo 6G é uma extensão da primeira. A nova geração de internet móvel deverá ter uma forte base de conhecimentos da inteligência artificial e robótica.

No entanto, para já é complicado saber quais os destaques de peso que a tecnologia 6G vai trazer, uma vez que nem o próprio 5G chegou verdadeiramente. O Canal Tech sugere que devem haver melhorias na velocidade, latência e número de conexões simultâneas. Contudo, ainda será necessário esperar mais uns anos até sabermos ao certo.

Outro foco pode ser a frequência em si, além de uma melhor compatibilidade para garantir uma transição mais rápida entre gerações. A expectativa mais otimista dos especialistas é que os primeiros trabalhos com o 6G devam começar a aparecer apenas em 2024. E só muitos anos depois a tecnologia deve dar cartas na área comercial e pública.

Pode ainda demorar até que a Samsung volte a mencionar o assunto publicamente, enquanto os seus especialistas vão desenvolvendo a tecnologia à porta fechada e em parceria com organizações regulatórias. Isto pode permitir que a marca sul-coreana ganhe uma vantagem em relação às concorrentes.

  ZAP // Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.