5G ainda nem chegou e Samsung já está a trabalhar no 6G

(dr) Samsung Research

Com o 5G ainda a fazer a sua chegada atempada a Portugal e ao mundo, a Samsung deu um passo maior e já começou a desenvolver a tecnologia 6G.

Numa curta declaração à imprensa coreana, um porta-voz da empresa disse que a Samsung já estará a trabalhar no desenvolvimento inicial da tecnologia 6G a partir de um centro de investigação localizado na capital do país.

A informação é avançada pelo Korea Herald, que realça que apesar de a tecnologia 5G ainda estar numa fase preliminar de implementação na maioria dos países do mundo, a empresa coreana está já a dar uma passo ainda maior. De acordo com a marca, uma equipa de especialistas em telecomunicações já está a fazer os primeiros avanços na tecnologia.

A investigação está a ser levada a cabo no mesmo local onde a empresa trabalha ainda no 5G, sendo que a equipa responsável pelo 6G é uma extensão da primeira. A nova geração de internet móvel deverá ter uma forte base de conhecimentos da inteligência artificial e robótica.

No entanto, para já é complicado saber quais os destaques de peso que a tecnologia 6G vai trazer, uma vez que nem o próprio 5G chegou verdadeiramente. O Canal Tech sugere que devem haver melhorias na velocidade, latência e número de conexões simultâneas. Contudo, ainda será necessário esperar mais uns anos até sabermos ao certo.

Outro foco pode ser a frequência em si, além de uma melhor compatibilidade para garantir uma transição mais rápida entre gerações. A expectativa mais otimista dos especialistas é que os primeiros trabalhos com o 6G devam começar a aparecer apenas em 2024. E só muitos anos depois a tecnologia deve dar cartas na área comercial e pública.

Pode ainda demorar até que a Samsung volte a mencionar o assunto publicamente, enquanto os seus especialistas vão desenvolvendo a tecnologia à porta fechada e em parceria com organizações regulatórias. Isto pode permitir que a marca sul-coreana ganhe uma vantagem em relação às concorrentes.

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …