5G ainda nem chegou e Samsung já está a trabalhar no 6G

(dr) Samsung Research

Com o 5G ainda a fazer a sua chegada atempada a Portugal e ao mundo, a Samsung deu um passo maior e já começou a desenvolver a tecnologia 6G.

Numa curta declaração à imprensa coreana, um porta-voz da empresa disse que a Samsung já estará a trabalhar no desenvolvimento inicial da tecnologia 6G a partir de um centro de investigação localizado na capital do país.

A informação é avançada pelo Korea Herald, que realça que apesar de a tecnologia 5G ainda estar numa fase preliminar de implementação na maioria dos países do mundo, a empresa coreana está já a dar uma passo ainda maior. De acordo com a marca, uma equipa de especialistas em telecomunicações já está a fazer os primeiros avanços na tecnologia.

A investigação está a ser levada a cabo no mesmo local onde a empresa trabalha ainda no 5G, sendo que a equipa responsável pelo 6G é uma extensão da primeira. A nova geração de internet móvel deverá ter uma forte base de conhecimentos da inteligência artificial e robótica.

No entanto, para já é complicado saber quais os destaques de peso que a tecnologia 6G vai trazer, uma vez que nem o próprio 5G chegou verdadeiramente. O Canal Tech sugere que devem haver melhorias na velocidade, latência e número de conexões simultâneas. Contudo, ainda será necessário esperar mais uns anos até sabermos ao certo.

Outro foco pode ser a frequência em si, além de uma melhor compatibilidade para garantir uma transição mais rápida entre gerações. A expectativa mais otimista dos especialistas é que os primeiros trabalhos com o 6G devam começar a aparecer apenas em 2024. E só muitos anos depois a tecnologia deve dar cartas na área comercial e pública.

Pode ainda demorar até que a Samsung volte a mencionar o assunto publicamente, enquanto os seus especialistas vão desenvolvendo a tecnologia à porta fechada e em parceria com organizações regulatórias. Isto pode permitir que a marca sul-coreana ganhe uma vantagem em relação às concorrentes.

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Governo esclarece: pausa de Natal nas escolas terá os mesmos 11 dias

O Ministério da Educação esclareceu que as férias de Natal do próximo ano letivo terão os mesmos 11 dias de 2018/2019, depois de o calendário escolar para 2019/2020 ter revelado uma interrupção de quase três …

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …