Samsung descobre processo inovador de produção de grafeno

BIT

-

A Samsung anunciou esta segunda-feira que os seus engenheiros descobriram um novo e revolucionário método que poderá tornar a produção de grafeno mais fácil e menos dispendiosa.

A tecnológica sul-coreana revelou que a sua equipa de engenheiros foi a primeira a usar um novo modelo de síntese que poderá agilizar a comercialização do grafeno, calcetando, desta forma, as bases para novas categorias de dispositivos móveis, de tecnologia wearable e de ecrãs flexíveis.

O grafeno é um material com uma extensa aplicabilidade, de uma espessura incrivelmente reduzida e com um arranjo químico hexagonal formado por átomos de carbono, conferindo-lhe uma resistência, leveza e flexibilidade extraordinárias. Esta substância integra também propriedades condutoras que permitem que os eletrões da molécula sejam excitados cem vezes mais rapidamente do que em silício, o material comummente usado hoje na indústria dos semicondutores.

Não seria de estranhar que o grafeno destronasse o silício como o material de eleição para o fabrico de smartphones. Contudo, pelo menos por agora, a produção do grafeno não é, de todo, uma tarefa fácil nem barata.

Recorrendo a um método conhecido como síntese multicristalina, que envolve a produção de pequenas partículas de grafeno, corrompem-se as propriedades elétricas e mecânicas do material, sendo perdidas muitas das desejadas propriedades que fazem do grafeno um “material-maravilha”, e tornando inviável este processo.

No entanto, o Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT) apresenta uma solução para este problema. Através de uma parceria com a Sungkyunkwan University da Coreia do Sul, o departamento de engenharia da Samsung desenvolveu um método de produção de um único cristal de grafeno numa grande área, o que salvaguarda a integridade e todas as propriedades do material.

“Esta é um dos mais significativos avanços na história recente da investigação do grafeno”, avançaram os responsáveis do laboratório do SAIT. “Esperamos que esta descoberta venha acelerar a comercialização de grafeno, o que poderá ditar o início de uma nova era de tecnologia de eletrónica de consumo”.

B!T

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Meus caros o principal componente dos Circuitos Integrados, é o SILICIO que é um elemento da tabela periodica, o silicone apesar de ser um composto quimico baseado em silicio não é um bom conductor, exactamente porque o silicio está ligado a outros atomos, deixo aqui o link que vos pode ajudar a esclarecer a diferença, caso percebam alguma coisa de quimica claro!
    http://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/quimica/silicone

    • Não é o caso: foi corrigido o termo silicone, inicialmente utilizado por descuido causado exatamente pelo conhecimento de que um é derivado do outro, detalhe que levou a um devaneio inteligente, causando erro na transcrição do termo; pela utilização do termo mas tal erro já foi devidamente corrigido; gravando no texto relativo à matéria em questão, o termo correto que define o material silício; comentado na matéria em questão… Ok?

RESPONDER

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …