Samsung Ballie, o robô em forma de bola que promete ser a próxima dona de casa

O Samsung Ballie ainda está em desenvolvimento, mas promete tornar-se na dona de casa do futuro. O robô conseguirá ajudar nas tarefas domésticas e ser o seu assistente pessoal.

A Samsung apresentou um novo projeto, conhecido como Ballie, no CES 2020, um evento que decorre em Las Vegas, no Estados Unidos, entre 7 e 10 de janeiro. Este trata-se de um robô em forma de bola que promete ser útil nas tarefas domésticas do dia-a-dia.

O Ballie, segundo explica o Tech Explorist, usa Inteligência Artificial para fazer uma série de tarefas que incluem a gestão de uma ‘smart house’, segurança e questões de saúde física. Não só pode falar com ele pare executar certas tarefas, como pode agendá-las previamente para que ele as faça sozinho.

Por enquanto, isto é tudo que o protótipo da Samsung consegue fazer, mas a empresa sul-coreana promete subir a parada. Num vídeo divulgado no evento, a marca faz uma antecipação daquilo que o Ballie se pode tornar no futuro. Reconhecer e seguir o seu dono, controlar aparelhos da casa — como o aspirador, a televisão ou o frigorífico — e até servir como assistente pessoal, relembrando de compromissos na sua agenda.

Para além da Inteligência Artificial já mencionada, o Samsung Ballie é equipado com uma série de sensores que lhe permitem movimentar pela casa. Uma câmara de vídeo permite também filmar familiares ou animais domésticos. A Samsung realça que a confidencialidade é uma das principais preocupações e que o Ballie não consegue ser acedido remotamente.

“É um robô pequeno que rola e que o entende, apoia e reage às suas necessidades para ajudar ativamente na casa”, disse Sebastian Seung, um dos cientistas da Samsung responsáveis pela criação inovadora.

O preço e a data de lançamento não foram revelados no evento, mas espera-se que a marca vá dando novidades em relação ao Ballie, a dona de casa do futuro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …