Samsung Ballie, o robô em forma de bola que promete ser a próxima dona de casa

O Samsung Ballie ainda está em desenvolvimento, mas promete tornar-se na dona de casa do futuro. O robô conseguirá ajudar nas tarefas domésticas e ser o seu assistente pessoal.

A Samsung apresentou um novo projeto, conhecido como Ballie, no CES 2020, um evento que decorre em Las Vegas, no Estados Unidos, entre 7 e 10 de janeiro. Este trata-se de um robô em forma de bola que promete ser útil nas tarefas domésticas do dia-a-dia.

O Ballie, segundo explica o Tech Explorist, usa Inteligência Artificial para fazer uma série de tarefas que incluem a gestão de uma ‘smart house’, segurança e questões de saúde física. Não só pode falar com ele pare executar certas tarefas, como pode agendá-las previamente para que ele as faça sozinho.

Por enquanto, isto é tudo que o protótipo da Samsung consegue fazer, mas a empresa sul-coreana promete subir a parada. Num vídeo divulgado no evento, a marca faz uma antecipação daquilo que o Ballie se pode tornar no futuro. Reconhecer e seguir o seu dono, controlar aparelhos da casa — como o aspirador, a televisão ou o frigorífico — e até servir como assistente pessoal, relembrando de compromissos na sua agenda.

Para além da Inteligência Artificial já mencionada, o Samsung Ballie é equipado com uma série de sensores que lhe permitem movimentar pela casa. Uma câmara de vídeo permite também filmar familiares ou animais domésticos. A Samsung realça que a confidencialidade é uma das principais preocupações e que o Ballie não consegue ser acedido remotamente.

“É um robô pequeno que rola e que o entende, apoia e reage às suas necessidades para ajudar ativamente na casa”, disse Sebastian Seung, um dos cientistas da Samsung responsáveis pela criação inovadora.

O preço e a data de lançamento não foram revelados no evento, mas espera-se que a marca vá dando novidades em relação ao Ballie, a dona de casa do futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …