Sampaio da Nóvoa confirma candidatura a Belém

Universidade de Lisboa

António Sampaio da Nóvoa

António Sampaio da Nóvoa

António Sampaio da Nóvoa anunciou hoje em Arouca que vai apresentar a sua candidatura à presidência da República em 29 de abril, manifestando-se disponível para tentar “fazer o impossível”.

Confirmo que serei candidato à presidência da República e, tal como tinha dito há cerca de um mês, anunciarei isso até ao final de abril”, declarou o antigo reitor da Universidade de Lisboa.

A apresentação oficial da candidatura de António Sampaio da Nóvoa às eleições presidenciais de 2016 irá realizar-se às 19:30 de 29 de abril, no Teatro Trindade, em Lisboa.

A existência de sondagens que lhe atribuem poucas probabilidades de vencer a corrida não o preocupa.

“Na Universidade nunca tive caminhos fáceis, costumava dizer que o que me dava mais prazer era fazer o impossível e fiz vários impossíveis”, realçou.”Fiz o impossível de juntar as duas grandes universidades de Lisboa, fiz muita coisa que me disseram no primeiro dia que era impossível fazer”, continuou Sampaio da Nóvoa.

“Preocupa-me se é necessário fazer ou não. Se é preciso fazer e tem um sentido para Portugal e para os portugueses, será feito”, rematou.

Quanto a eventuais apoios por parte dos ex-presidentes da República Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, o atual professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências de Lisboa afirmou: “Antes de se ser candidato não se pedem apoios a ninguém”.

Sampaio da Nóvoa assumiu ter “conversado” com diversas personalidades “dentro e fora dos partidos”.

Não tenho o apoio de ninguém porque não o pedi – antes de haver uma carta de princípios e um programa de candidatura, não seria legítimo estar a colocar esse tipo de questões”, adiantou.

Já no que se refere ao apoio por parte de um partido, o reitor honorário está disponível para avançar sem uma estrutura partidária, mas admitiu que, mesmo em contexto autónomo, não apreciará ser referido como candidato “independente”.

Não gosto da palavra porque poderia querer dizer que somos ‘independentes’ de causas ou pessoas e eu estou comprometido com causas, estou ao serviço de determinados projetos e ideias”, explicou.

“Mas quererei fazer uma candidatura com independência, marcar as minhas ideias, apresentá-las na altura própria e, obviamente, ficarei muito contente com todos os apoios que possam decorrer a partir daí – mas nunca antes disso”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só mesmo em Portugal… Um candidato a candidato ao mais alto cargo na 1ª ‘APARIÇÃO’ disse:
    “… chegou o tempo de uma CERTA HONRA e de uma CERTA LEALDADE pelo país para o fim do “ESCONDE-ESCONDE”.
    Então sr. futuro candidato a PR, ex reitor que raio de conversa é esta? Não sabe que Honra é honra e lealdade é lealdade? Peões de brega é o que isto é!
    “… que estejam DESPOJADAS, DESINTERESSADAS, um desinteresse no sentido pessoal, que sejam CAPAZES DE UMA GRANDE SOBRIEDADE pessoal … Pasquim do sol Posto?
    Tb deve ter partido de Lx.- no “comboio da democracia” p/ o Porto

RESPONDER

Ativistas do Greenpeace pendurados no edifício da União Europeia

Cerca de 30 ativistas do Greenpeace escalaram esta quinta-feira em protesto o edifício da União Europeia, em Bruxelas, onde decorre o Conselho Europeu e será discutido o combate ao aquecimento global. Depois de chegarem num carro …

"Fui muito feliz". Gaitán admite que gostava de voltar ao Benfica

O internacional argentino, que saiu do Benfica há três anos, admitiu em entrevista que gostava de voltar a jogar pelos encarnados. "Claro que gostaria, fui muito feliz no Benfica, senti-me muito confortável no clube. Mas também …

Harvey Weinstein perto de chegar a acordo de 22 milhões de euros com vítimas

O produtor, acusado de vários casos de abusos sexuais a atrizes e funcionárias, terá chegado a um acordo de 22 milhões de euros com 30 atrizes que o processaram. O acordo exige a aprovação do tribunal …

"A minha militância é já longa, nunca tive padrinhos" na política, diz Miguel Pinto Luz

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Miguel Pinto Luz, disse que o financiamento para a campanha vem de si próprio e de outros militantes. Afirmou que não recusa apoios de quem quer …

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …