Sampaio, Alegre, Almeida Santos e Vera Jardim apoiam António Costa

unaoc / Flickr

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio

Os históricos socialistas Jorge Sampaio, Almeida Santos, Manuel Alegre e Vera Jardim declararam apoio a António Costa nas eleições primárias do partido, marcadas para 28 de setembro.

“Decidimos dar o nosso apoio a António Costa. É nossa convicção que, pela sua experiência e capacidade política, António Costa pode levar o PS à vitória e à construção de um novo ciclo de crescimento económico e coesão social, assim como ao reforço da posição estratégica de Portugal na Europa e no mundo”, diz o texto assinado pelas quatro personalidades do PS.

A missiva foi lida por Almeida Santos esta terça-feira no final de um pequeno-almoço em Lisboa que juntou os quatro históricos ao autarca da capital e candidato nas primárias socialistas.

A declaração conjunta é assinada pelo ex-Presidente da República e antigo líder do PS, Jorge Sampaio, pelo presidente honorário dos socialistas, Almeida Santos, pelo ex-candidato presidencial Manuel Alegre e pelo ex-ministro da Justiça Vera Jardim.

No texto, os socialistas falam de António José Seguro, secretário-geral do partido e opositor de Costa nas primárias, referindo que este merece todo o “reconhecimento e apreço por ter conduzido o PS numa fase de transição muito difícil”.

“O agravamento da crise no país exige agora um PS mais forte e com mais capacidade para agregar e mobilizar os portugueses”, dizem todavia os quatro históricos socialistas.

A “urgente mudança” de governo, acrescentam, “passa por uma mudança no PS”.

Sampaio, Alegre, Almeida Santos e Vera Jardim dizem ainda que as primárias do PS são de “grande importância para o futuro do país”, tendo os quatro lançado um apelo para que as pessoas se inscrevam e integrem “uma votação que vai ter uma influência decisiva nas suas vidas”.

Após o sufrágio, defendem, “ganhe quem ganhar”, o essencial é que “todas as energias se concentrem no essencial”, que é “unir e mobilizar o PS e o eleitorado para a construção de uma alternativa política sólida capaz de derrotar a atual coligação PSD/CDS-PP e restituir a esperança aos portugueses”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nem todos os politicos sao vigaristas ,corruptos.
    Problema a resolver para resoluçao politica em Portugal:
    NECESSARIO EQUIPA COMPETENTE ,HONESTA E ORGANIZADA QUER DE JOVENS(DINAMIZADORES) QUER DE MAIS VELHOS(PELA SUA MATURIDADE/EXPERIENCIA)
    PARA “LIMPAR A CLASSE POLITICA DUMA VEZ POR TODAS”! E CORRER COM OS CORRUPTOS,PROVAR QUE SAO ,JULGÁ-LOS E IREM PARA A CADEIA(SEJA DE QUE COR POLITICA ,ESSES CORRUPTOS PERTENÇAM)! POIS NINGUEM ESTA ACIMA DA LEI.
    FEZ-SE HISTORIA:1a VEZ QUE UM POLITICO E EX MINISTRO EM PORTUGAL É DETIDO(BOA!ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA,AGORA, MAIS RAPIDA E MAIS CELERE) POIS E´NECESARIO JUSTIÇA A SERIA NO COMBATE FERVOROSO A´CORRUPÇAO PORTUGUESA.
    SE SE PROVAR QUE SOCRATES É CULPADO COM QUE “CARA IRAO FICAR” OS SOCRATISTAS? SE HA FORTES INDICIOS E SOCRATES FOI DETIDO,PORQUE AINDA EXISTEM DEFENSORES DE SOCRATES?!PORQUE TAMBEM SAO COMO ELE?…CORRUPTOS TAMBEM? OU POR SEREM INGENUOS E POUCO INTELIGENTES AO DEFENDEREM-NO?!…
    TERMINO FRISANDO:QUE SE FAÇA JUSTIÇA MAIS EFICAZ E CELERE EM PORTUGAL PARA PORTUGAL NAO FICAR MAL NA FOTOGRAFIA INTERNACIONAL COMO UMA NAÇAO COM POLITICAS INCOMPETENTES,CORRUPTAS E A JUSTIÇA PROTEGE?!…COM TODO O RESPEITO QUE TENHO PELA MAÇONARIA PORTUGUESA MAS A MAÇONARIA QUE SEJA PRECISA ,HONESTA COMPETENTE E NAO CONIVENTE COM VIGARISTAS NEM OS PROTEJAM….AS INSTITUIÇOES COMO POLICIA ,JUIZES ,ETC TEM QUE SE SERIOS E NAOS SUBORNADOS!!E AJUSTIÇA ,A PARTE JURIDICA DEVE SER SOBERANA MAS NAO DEPENDENTE DA POLITICA ,DO PODER POLITICO!!DEVE SER SEPARADA,NDEPENDENTE!!!!

RESPONDER

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …