Sampaio, Alegre, Almeida Santos e Vera Jardim apoiam António Costa

unaoc / Flickr

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio

O ex-presidente da República, Jorge Sampaio

Os históricos socialistas Jorge Sampaio, Almeida Santos, Manuel Alegre e Vera Jardim declararam apoio a António Costa nas eleições primárias do partido, marcadas para 28 de setembro.

“Decidimos dar o nosso apoio a António Costa. É nossa convicção que, pela sua experiência e capacidade política, António Costa pode levar o PS à vitória e à construção de um novo ciclo de crescimento económico e coesão social, assim como ao reforço da posição estratégica de Portugal na Europa e no mundo”, diz o texto assinado pelas quatro personalidades do PS.

A missiva foi lida por Almeida Santos esta terça-feira no final de um pequeno-almoço em Lisboa que juntou os quatro históricos ao autarca da capital e candidato nas primárias socialistas.

A declaração conjunta é assinada pelo ex-Presidente da República e antigo líder do PS, Jorge Sampaio, pelo presidente honorário dos socialistas, Almeida Santos, pelo ex-candidato presidencial Manuel Alegre e pelo ex-ministro da Justiça Vera Jardim.

No texto, os socialistas falam de António José Seguro, secretário-geral do partido e opositor de Costa nas primárias, referindo que este merece todo o “reconhecimento e apreço por ter conduzido o PS numa fase de transição muito difícil”.

“O agravamento da crise no país exige agora um PS mais forte e com mais capacidade para agregar e mobilizar os portugueses”, dizem todavia os quatro históricos socialistas.

A “urgente mudança” de governo, acrescentam, “passa por uma mudança no PS”.

Sampaio, Alegre, Almeida Santos e Vera Jardim dizem ainda que as primárias do PS são de “grande importância para o futuro do país”, tendo os quatro lançado um apelo para que as pessoas se inscrevam e integrem “uma votação que vai ter uma influência decisiva nas suas vidas”.

Após o sufrágio, defendem, “ganhe quem ganhar”, o essencial é que “todas as energias se concentrem no essencial”, que é “unir e mobilizar o PS e o eleitorado para a construção de uma alternativa política sólida capaz de derrotar a atual coligação PSD/CDS-PP e restituir a esperança aos portugueses”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nem todos os politicos sao vigaristas ,corruptos.
    Problema a resolver para resoluçao politica em Portugal:
    NECESSARIO EQUIPA COMPETENTE ,HONESTA E ORGANIZADA QUER DE JOVENS(DINAMIZADORES) QUER DE MAIS VELHOS(PELA SUA MATURIDADE/EXPERIENCIA)
    PARA “LIMPAR A CLASSE POLITICA DUMA VEZ POR TODAS”! E CORRER COM OS CORRUPTOS,PROVAR QUE SAO ,JULGÁ-LOS E IREM PARA A CADEIA(SEJA DE QUE COR POLITICA ,ESSES CORRUPTOS PERTENÇAM)! POIS NINGUEM ESTA ACIMA DA LEI.
    FEZ-SE HISTORIA:1a VEZ QUE UM POLITICO E EX MINISTRO EM PORTUGAL É DETIDO(BOA!ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA,AGORA, MAIS RAPIDA E MAIS CELERE) POIS E´NECESARIO JUSTIÇA A SERIA NO COMBATE FERVOROSO A´CORRUPÇAO PORTUGUESA.
    SE SE PROVAR QUE SOCRATES É CULPADO COM QUE “CARA IRAO FICAR” OS SOCRATISTAS? SE HA FORTES INDICIOS E SOCRATES FOI DETIDO,PORQUE AINDA EXISTEM DEFENSORES DE SOCRATES?!PORQUE TAMBEM SAO COMO ELE?…CORRUPTOS TAMBEM? OU POR SEREM INGENUOS E POUCO INTELIGENTES AO DEFENDEREM-NO?!…
    TERMINO FRISANDO:QUE SE FAÇA JUSTIÇA MAIS EFICAZ E CELERE EM PORTUGAL PARA PORTUGAL NAO FICAR MAL NA FOTOGRAFIA INTERNACIONAL COMO UMA NAÇAO COM POLITICAS INCOMPETENTES,CORRUPTAS E A JUSTIÇA PROTEGE?!…COM TODO O RESPEITO QUE TENHO PELA MAÇONARIA PORTUGUESA MAS A MAÇONARIA QUE SEJA PRECISA ,HONESTA COMPETENTE E NAO CONIVENTE COM VIGARISTAS NEM OS PROTEJAM….AS INSTITUIÇOES COMO POLICIA ,JUIZES ,ETC TEM QUE SE SERIOS E NAOS SUBORNADOS!!E AJUSTIÇA ,A PARTE JURIDICA DEVE SER SOBERANA MAS NAO DEPENDENTE DA POLITICA ,DO PODER POLITICO!!DEVE SER SEPARADA,NDEPENDENTE!!!!

RESPONDER

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …