“Salvo alguma peripécia”, Portugal pode contar com 15,3 mil milhões a fundo perdido

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro mostrou-se esta segunda-feira otimista sobre o acordo europeu alcançado esta madrugada para o fundo de recuperação da Europa no período pós-covid, indicando que as negociações do Fundo de Recuperação garantem um apoio de 15,3 mil milhões de euros para Portugal a fundo perdido.

“Acho que é um bom acordo. Ficou no limite do que seria um acordo robusto para responder a esta primeira fase da crise”, declarou António Costa em declarações aos jornalistas em Bruxelas, transmitidas pela SIC Notícias.

“Na combinação entre empréstimos e subvenções acho que ficaremos com um fundo que terá 700 mil milhões de euros“, explicou o primeiro-ministro, dos quais 390 mil milhões serão subvenções. “Qualquer ajuste que haja será para cima”, acrescentou.

“É, de qualquer forma, um passo histórico ser constituído um fundo desta natureza”.

Apesar de frisar que o acordo não está ainda fechado, Costa mostrou-se otimista:  “Algo que é importante é que nesta redução significativa do montante global do fundo foi possível proteger, no essencial, aquilo que eram os envelopes nacionais”.

E continuou: “Salvo alguma peripécia da tarde de hoje, aquilo com que podemos contar é relativamente ao Fundo de Recuperação no que respeita a Portugal, nas suas diferentes dimensões, com uma verba de 15,3 mil milhões de euros, que têm execução prevista entre janeiro de 2021 e 2026”, explicou o primeiro-ministro.

“É uma verba que nos impõe uma enorme responsabilidade, porque acresce à conclusão do atual Portugal 2020, como acresce ao futuro quadro financeiro plurianual, portanto dá uma oportunidade muito significativa ao país para poder responder com energia à crise”.

O Conselho Europeu, que decorre em Bruxelas desde sexta-feira procura encontrar um acordo para o relançamento europeu após a crise da covid-19.

As reuniões decorrem já há quatro dias, levando ao adiamento do debate do estado da nação. Previsto para quarta-feira no parlamento, o debate foi adiado por dois dias para sexta-feira de manhã, disseram à Lusa fontes parlamentares.

O semanário Expresso, que avançou com a notícia, afirma que este pedido de adiamento se relaciona com o Conselho Europeu, em Bruxelas, em que participa o primeiro-ministro, e que decorreu este fim de semana e poderá terminar apenas na terça-feira.

O debate do estado da nação, com que a Assembleia da República encerra o ano parlamentar desde 1993, realiza-se na sexta-feira de manhã.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os chicos-espertos e os corruptos já fazem fila para ver quem mais recebe deste bolo. Se calhar o holandês tem razão. Vamos esperar para ver o resultado da distribuição desse dinheiro.

RESPONDER

Os astrónomos captaram duas galáxias a meio de uma colisão (e viram uma garça a formar-se)

As colisões entre galáxias podem demorar milhões de anos. NGC 5394 e NGC 5395 estão a meio de um desses encontros e os cientistas conseguiram captar o evento em imagens. O par NGC 5394 e NGC …

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …