Salva de prata de Picasso roubada em festival de arte

thedinacollection.com

Visage aux Mains, 1956, Pablo Picasso

Visage aux Mains, 1956, Pablo Picasso

Uma salva de prata trabalhada por Pablo Picasso, avaliada em cerca de 70 mil euros, foi roubada em Miami, no I Festival de Arte daquela cidade norte-americana, anunciou a polícia.

A peça, de 1956, intitulada “Visage aux Mains“, que desapareceu de uma das muitas salas da Art Miami, um festival realizado em Mimi em paralelo com o certame anual de Arte de Basileia, faz parte de uma série de 20 salvas de prata trabalhadas pelo artista espanhol.

“Participo em festivais de arte toda a minha vida e nunca fui roubado“, disse David Smith, proprietário da Leslie Smith Gallery, com sede em Amesterdão, ao Herald Miami.

A placa de 40 centímetros, que mostra uma cara rudimentar e as mãos, tinha sido instalada no Visor Art Miami na segunda-feira passada.

De acordo com Smith, um agente de segurança viu a placa durante rondas regulares na quinta-feira à noite, mas quando o colecionador chegou na sexta-feira de manhã, tinha desaparecido.

A placa foi a única peça que desapareceu da galeria, que apresenta outras peças mais valiosas, incluindo uma cerâmica também de Pablo Picasso avaliada em cerca de 297 mil euros, disse Smith.

O salão de exposição é vigiado 24 horas por dia, mas não há câmaras de segurança em todos os lugares, afirmou Frederica Burden, porta-voz da Polícia de Miami.

Está na altura de chamar ao local Horatio Caine para resolver o caso.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …