Salários em atraso e barrado em Alcochete. Federico Ruiz faz queixa à FIFA

Luís Forra / Lusa

O irmão Alan Ruiz, à esquerda, atualmente emprestado pelo Sporting CP ao Aldosivi.

O pai dos irmãos Alan e Federico Ruiz, ambos jogadores do Sporting CP, apresentou uma queixa na FIFA por alegados salários em atraso a Federico e por ter barrado a entrada do jogador na academia.

Federico Ruiz esteve emprestado ao Sintrense nas últimas três épocas, mas é jogador do Sporting CP desde 2016. No entanto, poucos são os adeptos sportinguistas que reconhecem o seu nome. O argentino chegou a Alvalade com o seu irmão mais novo, Alan Ruiz, atualmente emprestado ao Aldosivi, da Argentina.

O pai dos jogadores acusa o Sporting de ter salários em atraso a Federico e de o impedir de entrar na academia do clube. “O Sporting abriu um processo disciplinar ao jogador por ter chegado tarde a um treino do Sintrense mas isso não é verdade. Federico tinha autorização do clube”, denuncia, em declaração ao jornal Record.



Com a relação entre a família Ruiz e o Sporting deteriorada, o pai dos jogadores decidiu avançar com uma queixa à FIFA. Todavia, os “leões” têm uma versão da história completamente diferente e defendem mesmo que o jogador já nem sequer está associado ao clube. O Sporting CP terá despedido o jogador devido ao número de faltas injustificadas durante o seu empréstimo ao Sintrense, do Campeonato de Portugal.

Federico Ruiz nunca jogou pelo Sporting e esteve no Sintrense desde a sua chegada a Portugal em 2016. E para um jogador com o estatuto do médio, o seu salário era anormalmente exagerado: 250 mil euros por temporada.

Aliás, a sua transferência para o emblema de Alvalade está envolta em polémica há muito tempo. Na auditoria às contas do Sporting, em abril, a Bakertilly considerou que “não houve qualquer interesse” da SAD leonina no rendimento de Federico e que o jogador apenas se transferiu para o clube a pedido do irmão.

Na altura, o clube pagou 18 mil euros pelos serviços de Ferderico. Já o seu irmão foi muito mais caro, com o Sporting a desembolsar uma verba a rondar os 8,4 milhões de euros. O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa investigou a transferência de Alan, que começou por cifrar-se em 4,8 milhões, mas que foi consumada por valores superiores a 8 milhões.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os processos foram separados, mas Salgado e Vara serão julgados pelos mesmos juízes

Nos dois julgamentos que resultaram da separação de processos decidida por Ivo Rosa, Salgado e Armando Vara serão julgados pelo mesmo coletivo de juízes, apesar da distribuição ter sido eletrónica. Segundo avança o ECO, Ricardo Salgado …

Afinal, jogos da última jornada não vão ter público nas bancadas

A direção da Liga Portugal comunicou, esta segunda-feira, que, afinal, os jogos da última jornada da Liga NOS não vão ter público nas bancadas, como chegou a ser anunciado. "A Direção da Liga Portugal reuniu-se na …

Antes do pedido de insolvência, Groundforce pediu dinheiro à TAP para pagar salários

A Groundforce alertou a TAP de que não tinha dinheiro para os salários e precisava de receber pagamentos da companhia aérea imediatamente antes de o pedido de insolvência ter sido feito. Segundo o ECO, numa carta …

Sporting quer aumentar salário para segurar Pote em Alvalade

O Sporting quer renovar o contrato de Pedro Gonçalves para segurar o médio, pelo menos, mais uma época em Alvalade. Pote pode passar a receber 1,4 milhões de euros brutos por ano. Pedro Gonçalves é um …

Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

A Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e …

Ordens do médico. A Peste Negra mudou os hábitos de beber álcool

O projeto Intoxicating Spaces tem explorado a forma como as pandemias influenciaram o uso de intoxicantes, incluindo padrões de consumo de álcool, no passado. As mortes por álcool na Inglaterra e no País de Gales em …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …