Salário médio no Porto só dá para comprar casa de 74 metros quadrados (e em Lisboa é pior)

No Porto, ganha-se em média 848 euros por mês. Com este rendimento, os casais que pretendam comprar casa conseguem obter um empréstimo bancário máximo de 160.458 euros a 40 anos e comprar um apartamento de 74 metros quadrados.

Se quiserem uma casa maior, o destino ideal é Paços de Ferreira. Com um salário mensal líquido de 508 euros, é possível adquirir uma casa maior – 169 metros quadrados. Vão necessitar de 24.023 euros para a entrada inicial.

Marco de Canaveses, Paredes, Trofa e Amarante são também concelhos onde se consegue viver “mais à larga”. 488 euros é quanto se ganha em Lousada. A pouco mais de 40 quilómetros do Porto, é o concelho com o salário médio mais baixo. Mas aqui é possível obter um empréstimo 92.364 euros e comprar uma casa com 151 metros quadrados.

Descendo à capital, nos dias que correm, encontrar um sítio para morar não é fácil. A escalada dos preços das casas dificulta a vida de quem quer comprar um apartamento. Em Lisboa, um casal que ganhe o salário médio em Lisboa consegue comprar uma casa com 52 metros quadrados.

Na cidade de Lisboa, um casal com um rendimento mensal conjunto de 2.016 euros consegue comprar uma casa de 52 metros quadrados. Mas precisa de ter poupado 47.684 euros para a entrada inicial, na expectativa de conseguir um financiamento máximo de 190.735 euros a 40 anos.

No distrito de Lisboa, é em Mafra que se ganha menos. O salário médio é de 571 euros. Ainda assim, com este rendimento é possível adquirir uma casa com as mesmas dimensões das de Oeiras.

Os dados são da plataforma ComparaJá.pt. De acordo com o Diário de Notícias, feitas as contas, é nos sítios onde se ganha menos que se consegue comprar uma casa maior. Por exemplo, no Cadaval, um casal que ganhe (cada um) 593 euros por mês consegue adquirir um apartamento com 199 metros quadrados; em Oeiras, com um salário médio de 1.076 euros, o máximo que vai conseguir são 78 metros quadrados.

O primeiro barómetro da Deco Proteste à capacidade financeira, divulgado recentemente, revelou que quase metade das famílias (46%) manifestam dificuldades em fazer face às despesas de habitação – pagamento de empréstimos e rendas.

O estudo mostra ainda que o índice de capacidade financeira em Lisboa e no Porto é de 45,7 e 45,3, respetivamente, valores que colocam as duas cidades no grau das dificuldades financeiras. Na hora de comprar casa, é essencial fazer o cálculo da taxa de esforço, que não deve ser superior a um terço do rendimento total do agregado familiar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …