Há pessoas que deitam uma pitada de sal no café. A ciência dá-lhes razão

9

Deitar uma pitada de sal ajuda a reduzir o sabor amargo do café e realça os outros sabores da bebida. Há zonas no mundo, como o Vietname, onde é comum beber café com sal.

Um truque que se tornou viral nas redes sociais sugere que adicionar uma pitada de sal a uma chávena de café pode ajudar a diminuir a amargura e realçar outros sabores mais subtis da bebida.

Será que há verdade nisto? De acordo com a ciência, sim. Um estudo de 1995 publicado na Chemical Senses concluiu que o cloreto de sódio — o sal de cozinha — consegue reduzir o sabor amargo e, consequentemente, salienta mais os outros sabores de um alimento.

Isto acontece porque temos recetores diferentes na língua para cada tipo de sabor. O recetor do sal é conhecido como o canal de sódio epitelial, ou ENaC. Já os recetores de sabores amargos pertencem a uma família conhecida como TAS2Rs.

Quando os cientistas misturaram componentes doces e amargos, comprovaram que adicionar sal fez com que a mistura ficasse mais doce e menos amarga. Mas esta supressão não se aplica das duas formas, já que adicionar componentes amargos não reduz o sabor salgado de um alimento.

Ainda não se sabe ao certo como é que esta supressão funciona, mas um estudo com ratos em 2013 mostrou que, apesar de o ENaC ser sensível a níveis pequenos de cloreto de sódio, em concentrações altas, o sal também desencadeia os recetores de sabores azedos e amargos, relata o Science Alert.

Esta técnica é também usada na agricultura. Salgar as couves de Bruxelas, por exemplo, é uma prática comum para reduzir a sua amargura. Há ainda várias regiões no mundo onde beber café com sal é comum, como o Vietname. Na Suécia, há também zonas onde é tradição adicionar carne salgada ou queijo ao café.

ZAP //

9 Comments

  1. 32 anos atrás já o meu nutricionista do andebol nos dizia pra em vez de meter açúcar meter sal. Açucar (em excesso,pois há quem meta dois pacotinhos)podia criar lesões nos músculos,e uma a duas pedras de sal retirava o amargo,o café saberia muito bem e não havia o tal perigo de lesão…Mas depois comecei a beber sem açucar…e na tropa quantos quilos de sal eram juntos ao café feito nas panelas…

  2. Daaah!!! Na tropa “adoçavam-nos” o café com sal e em minha casa o café – de cafeteira – sempre levou uma pitada de sal!!!

  3. Em criança, pouco tempo depois do fim da 2a guerra, as pessoas metiam um pouco de sal. Eu pensava que teria sido um habito adquirido, para dar sabor ao café de cevada, o substituto que tinham bebidos durante a guerra . . Vou experimentar, mas não abdico do açúcar!

  4. Prefiro café de Angola. Não prwcisa de açúcar nem de sal. Já não tem o sabor amargo da exploração colonial

    • O cavalheiro deve estar equivocado. Exploradores foram e em certa parte ainda são, franceses e ingleses.
      Quando não seguimos a linha dos assuntos, sujeitamo-nos ao ridículo. Que é o caso em citação

  5. O cavalheiro deve estar equivocado. Exploradores foram e em certa parte ainda são, franceses e ingleses.
    Quando não seguimos a linha dos assuntos, sujeitamo-nos ao ridículo. Que é o caso em citação

  6. Pois é, se não fosse os ditos exploradores ainda hoje comiam com as mãos
    M as os maiores exploradores, os maiores racistas são eles próprios, quando a fome aparece quem lhes envia comida?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.