“Durante 2 minutos e 39 segundos toda a gente da NSA parou de trabalhar”, escreveu o próprio Edward Snowden na sua página oficial no Twitter, momentos depois de ter sido revelado o primeiro trailer do filme que vai contar a sua história e que estará ainda este ano nos cinemas.
Realizado por Oliver Stone e com Joseph Gordon-Levitt no principal papel, a cinebiografia “Snowden” relata as vivências do ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, entre as quais, a forma como este revelou ao Mundo os programas de vigilância dos Estados Unidos.
Nascido em Elizabeth City, nos Estados Unios, a 21 de junho de 1983, o analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA Edward Joseph Snowden tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana.
As revelações de Snowden foram feitas pelos jornais The Guardian e The Washington Post, que divulgaram detalhes de programas de vigilânciam comunicações e tráfego de informações das agências de informação norte-americanas – entre os quais o programa de vigilância PRISM.
O governo dos Estados Unidos acusou Snowden de trição e roubo de propriedade governamental, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas.
Nicolas Cage, Shailene Woodley, Scott Eastwood, Zachary Quinto, Melissa Leo, Tom Wilkinson, Joely Richardson e Timothy Olyphant completam o elenco do filme sobre aquele que é, neste momento, um dos homens mais procurados do Mundo.
A história, de resto, é baseada no livro ‘The Snowden Files‘, que foi escrito pelo jornalista britânico Luke Harding, do “The Guardian”.
ZAP / Move