Sair da UE custaria ao Reino Unido 300 mil milhões de euros

fatedsnowfox / Flickr

-

Uma eventual saída da União Europeia custaria ao Reino Unido mais de 300 mil milhões de euros, enquanto para outros países o custo seria menor caso saíssem da UE, revela um estudo da Fundação Bertelsmann hoje divulgado.

O estudo da fundação alemã, realizado em conjunto com o Instituto Ifo, de Munique, mostra ainda que um possível “Brexit” (termo utilizado para designar a saída da Grã-Bretanha da UE), teria custos sociais e políticos para todos os países da União Europeia.

O documento assinala que o cálculo dos efeitos económicos de um eventual Brexit tem vulnerabilidades e que há de ter em conta os períodos de transição.

No estudo, os especialistas delineiam dois cenários possíveis para estimar os efeitos de um Brexit no Reino Unido e nos países da UE.

No melhor dos casos, depois de deixar a UE, o Reino Unido receberia um estatuto semelhante ao da Suíça, mantendo um acordo de livre comércio com os países da União Europeia.

Na pior das hipóteses, perderia todos os privilégios comerciais decorrentes da adesão à UE.

Segundo o documento, no pior dos cenários os efeitos negativos do Brexit em 2030 traduzir-se-iam numa quebra do Produto Interno Bruto entre 0,6% e 3%, em relação à permanência na UE.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …