Sabonete de leite de cabra serpentina e azeite de Portel quer conquistar nórdicos

 

O leite de cabra serpentina, raça em vias de extinção, e o azeite alentejano são os principais ingredientes de um sabonete artesanal criado por duas empresárias de Évora, que querem ‘conquistar’ o norte da Europa.

Olivae” é o nome do sabonete produzido por Carla Janeiro e Elza Neto, com técnicas de fabrico artesanal. A “receita” inclui leite de cabra serpentina, azeite alentejano, cera de abelha e óleos essenciais biológicos.

Carla e Elza, respetivamente, engenheira zootécnica e bióloga de formação, trabalhavam em projetos na área da Cultura, mas, com a crise, foram “obrigadas” a mudar o rumo das suas vidas e a criar o seu próprio negócio.

No final do ano passado, abriram uma empresa e, em fevereiro, arrancou a sua unidade de fabrico dos sabonetes, situada na periferia de Évora e que mais parece uma cozinha, devido aos utensílios que utilizam.

No mercado há pouco mais de três meses, o “Olivae” está à venda em cerca de 30 lojas e mercearias do país e também numa de Barcelona (Espanha), além de em vários hotéis, mas as duas empresárias querem “chegar mais longe”.

“Estamos a estabelecer contactos com outros países, sobretudo do norte da Europa, onde o preço de venda ao público é três vezes superior” ao praticado em Portugal e a empresa já tem distribuidores em Espanha e na Europa do Leste, disse à agência Lusa Carla Janeiro.

Carla.janeiro.5 / Facebook

A engenheira zootécnica Carla Janeiro, uma das fundadoras da Olivae

A engenheira zootécnica Carla Janeiro, uma das fundadoras da Olivae

A ideia, contou a empresária, surgiu “há mais de dois anos, com a perspetiva de aproveitar a folha da oliveira”, mas depois observaram que “as suas propriedades não se mantinham após o processo de produção do sabonete”.

Foi então que decidiram “incorporar” o leite de cabra serpentina e o azeite de Portel, “ingredientes que existem na região e que são muito apreciados em cosmética”, recordou.

A cabra serpentina, realçou Carla Janeiro, é uma raça autóctone portuguesa que “tem maior expressão no sul” do país e, como “está em vias de extinção”, o sabonete produzido com o seu leite “acaba por valorizar a raça”.

São os ingredientes utilizados na sua confeção que distinguem este sabonete de outros, já que o azeite virgem “tem propriedades hidratantes e emolientes” e o leite de cabra “tem vitaminas que são boas para assegurar o bom estado da pele”, afirmou.

“O fator distintivo é a qualidade dos ingredientes, mas também o uso do leite de cabra e do azeite”, corroborou Elza Pais.

As empresárias pretendem, para já, criar “uma boa rede de pontos de venda”, tanto em Portugal como no estrangeiro, e só depois avançar para outros produtos, como cremes corporais, de rosto e de mãos, recorrendo aos mesmos ingredientes de base.

Os sabonetes “Olivae” são aromatizados com tomilho bela-luz, alecrim e rosmaninho, embora haja um que é produzido sem aroma.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …