Russos vão ter uma nova versão de “Chernobyl”. A culpa é dos americanos

(cv) HBO

O último episódio de “Chernobyl” ficou disponível na terça-feira, 4 de junho, na HBO Portugal e nem todos ficaram contentes com a produção de cinco episódios.

De acordo com o The Moscow Times, o governo russo não ficou satisfeito com a versão norte-americana sobre o desastre da central nuclear, considerando que a história está “cheia de mentiras”.

Segundo o jornal, o canal nacional NTV, um dos três mais vistos da Rússia, pretende fazer uma nova produção sobre a tragédia, que terá por base uma conspiração norte-americana liderada pela CIA que, segundo a teoria russa, enviou espiões para o local para sabotar a fábrica.

A série será produzida por Alexei Muradov, que não hesitou em justificar o argumento desta versão: “Há uma teoria que afirma que os americanos sabotaram a fábrica nuclear e muitos historiadores não negam que, no dia da explosão, espiões inimigos estavam presentes no local.”

O projeto não se focará no que aconteceu após o desastre mas sim na história de um espião americano que estava presente no momento da explosão. Nesta versão, os heróis serão os agentes do KGB, que tentam evitar essa invasão da CIA.

A produtora russa critica severamente a minissérie da HBO, afirmando que “só um canal americano pode contar uma versão tão distorcida da história”.

A história da série da HBO começa no dia 26 de abril de 1986, quando um dos reatores de uma fábrica na Ucrânia sobreaqueceu e explodiu, libertando uma grande carga radioativa por toda a região. Ao todo, 31 pessoas morreram e centenas desenvolveram problemas de saúde, devido à exposição de urânio.

Considerado o maior desastre nuclear da história até hoje, a mini-série de cinco episódios conta a história dos homens e mulheres cujas vidas foram alteradas de forma profundo após este acontecimento.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …