Russos vão ter uma nova versão de “Chernobyl”. A culpa é dos americanos

(cv) HBO

O último episódio de “Chernobyl” ficou disponível na terça-feira, 4 de junho, na HBO Portugal e nem todos ficaram contentes com a produção de cinco episódios.

De acordo com o The Moscow Times, o governo russo não ficou satisfeito com a versão norte-americana sobre o desastre da central nuclear, considerando que a história está “cheia de mentiras”.

Segundo o jornal, o canal nacional NTV, um dos três mais vistos da Rússia, pretende fazer uma nova produção sobre a tragédia, que terá por base uma conspiração norte-americana liderada pela CIA que, segundo a teoria russa, enviou espiões para o local para sabotar a fábrica.

A série será produzida por Alexei Muradov, que não hesitou em justificar o argumento desta versão: “Há uma teoria que afirma que os americanos sabotaram a fábrica nuclear e muitos historiadores não negam que, no dia da explosão, espiões inimigos estavam presentes no local.”

O projeto não se focará no que aconteceu após o desastre mas sim na história de um espião americano que estava presente no momento da explosão. Nesta versão, os heróis serão os agentes do KGB, que tentam evitar essa invasão da CIA.

A produtora russa critica severamente a minissérie da HBO, afirmando que “só um canal americano pode contar uma versão tão distorcida da história”.

A história da série da HBO começa no dia 26 de abril de 1986, quando um dos reatores de uma fábrica na Ucrânia sobreaqueceu e explodiu, libertando uma grande carga radioativa por toda a região. Ao todo, 31 pessoas morreram e centenas desenvolveram problemas de saúde, devido à exposição de urânio.

Considerado o maior desastre nuclear da história até hoje, a mini-série de cinco episódios conta a história dos homens e mulheres cujas vidas foram alteradas de forma profundo após este acontecimento.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …