Mini-série da HBO sobre Chernobyl desencadeia “boom” turístico na cidade

A mini-série da HBO Chernobyl, que é já a produção com melhor classificação de sempre no IMBD, está a desencadear um “boom” turístico na cidade.

Uma agência de turismo de Chernobyl, na Ucrânia, relatou um aumento de 40% de turistas que querem conhecer a fábrica onde se deu o pior acidente nuclear da história.

De acordo com a agência Reuters, as pessoas têm também curiosidade de conhecer Pripyat, uma cidade “fantasma” próxima da fábrica onde chegaram a viver 50 mil pessoas. 30 anos depois do desastre, Pripyat ainda está carregada com radiação.

Os passeios pelas áreas afetadas, que custam em média 89 euros, começaram a sentir uma maior procura no passado mês de maio, data em que a mini-série estreou.

A empresa Chernobyl Tour oferece um passeio especial pelos locais mostrados na produção, incluindo a sala onde a decisão inicial de não evacuar a cidade após a explosão foi tomada. Há autocarros turísticos que levam os visitantes a ver monumentos para as vítimas e as aldeias abandonadas. No final, há um almoço no único restaurante da cidade de Chernobyl.

O tour conta ainda com uma visita ao reator número quatro da usina nuclear, que desde 2017 está coberto por uma enorme cúpula metálica de 105 metros de altura que envolve o núcleo da explosão. O dia termina com um passeio por Pripyat.

O mais recente sucesso da HBO retrata as consequências da explosão, a enorme e longa operação de limpeza, bem como a investigação ao acidente.

O passado mês de abril marcou o 33.º aniversário do desastre de Chernobyl, na então União Soviética, causado por um teste de segurança no reator número quatro que correu mal, lançando nuvens de material nuclear por uma extensa área sob a Europa. A radiação propagou-se rapidamente e em grande escala. Cinco milhões de hectares de terras terão ficado inutilizados devido à radioatividade e inabitáveis durante 20 mil anos.

Atualmente, as zonas próximas de Chernobyl continuam desabitadas e com um cenário “pós-apocalíptico”, onde vagueiam cães vadios e a vegetação invade os edifícios abandonados. Estudos recentes têm mostrado que a vida animal tem vindo a florescer na área, apesar da radiação ainda existente.

A série mais bem classificada de sempre no IMDB

Chernobyl terminou esta segunda-feira, dia 3 de junho, e tornou-se na série mais bem classificada de sempre no IMDB. A minissérie da HBO alcançou uma classificação de 9.7 em 10, superando Breaking Bad e até Game of Thrones.

A série tem apenas cinco episódios, mas todos estão classificados com mais de 9.5 no IMDB, um dos sites de avaliação de filmes e séries mais confiáveis, que junta não só a crítica do público em geral, como também de especialistas. O último episódio de Chernobyl, intitulado Vichnaya Pamyat, é o mais bem classificado da série, com 9.9.

Segundo o The Economist, a probabilidade de uma série produzir quatro episódios consecutivos com classificações de 9.5 ou mais é de apenas 0.4%. Antes deste sucesso recente, só os quatro últimos episódios de Breaking Bad tinham alcançado este feito.

Também a Rotten Tomatoes acompanha a classificação do IMBD, dando 95% de pontuação à produção da HBO.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …