A vida selvagem abunda na área proibida de Chernobyl

Universidade da Geórgia

Uma equipa de cientistas identificou 15 espécies na área proibida de Chernobyl, que assim ficou rotulada após o acidente nuclear de 1986, dando novas e mais fortes evidências de que a vida selvagem está a proliferar em abundância na área.

Recorrendo a câmaras que utilizavam vísceras de peixes como iscas, uma equipa de investigadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, descobriu dez espécies de mamíferos e cinco espécies de aves.

“Estes animais foram fotografados durante a recolha de carcaças de peixes localizados na costa dos rios e canais da CEZ (Zona de Exclusão)”, disse James Beasley, professor de Ecologia e um dos autores do estudo.

“Tínhamos encontrado evidências de uma diversidade de vida selvagem na CEZ através da nossa investigação anterior, mas esta é a primeira vez que vemos águias de cauda branca, martas e lontras através das nossas câmaras”, explicou.

Beasley refere-se a outro estudo de 2015, no qual os cientistas forneceram a primeira evidência de que a vida selvagem – que incluía lobos cinzentos – existe em abundância nesta zona ecológica proibida que tem cerca de 1500 quilómetros quadrados que os humanos abandonaram após o acidente nuclear de 1986.

Os novos resultados, publicados na revista Food Webs, sugere que os recursos de nutrientes podem fluir para as paisagens e ficar disponíveis para animais selvagens terrestres e semi-aquáticos, como é o caso das lontras e martas.

Em comunicado, o autor principal do estudo, Peter Schlichting, explicou que a atividade de recolha de lixo pode conectar várias redes alimentares, mas os cientistas não sabem totalmente como é que isto acontece.

Para a nova investigação, entranhas de peixes foram coladas nas margens dos rio de Pripyat e em canais de irrigação próximos, imitando a atividade natural que ocorrem quando as correntes transportam carcaças de peixes mortos para a costa.

De acordo com os cientistas, 98% das vísceras foram consumidas durante uma semana por uma multidão de animais selvagens.

“Esta é uma taxa de recolha alta e, desde que todos os nossos foram consumidos por espécies terrestres ou semi-aquáticas, verifica-se que o movimento de recursos nutricionais entre os ecossistemas aquáticos e terrestres ocorre com mais frequência do que é frequentemente reconhecido”, explicou Beasley.

“Tendemos a pensar que os peixes e outros animais aquáticos permanecem no ecossistema aquático, o que mostra que, se uma proporção razoável de peixes mortos chega à costa, há um grupo inteiro de espécies terrestres e semi-aquáticas que transferem esses mesmos nutrientes aquáticospara a paisagem terrestre”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Seria interessante descobrir os efeitos da radioactividade nos animais. Será que esses efeitos são menos prejudiciais do que a presença do homem?

  2. Ainda tem dúvidas amigo Gonçalves??? Eu não. É só olhar a pegada humana neste último século. Destrói tudo por onde passa. Mas tenho esperança nos jovens de hoje de consciência mais ampla. E, no lugar que a Mulher vem, a pouco e pouco, re- conquistando.

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …