Lobos estão a deixar Chernobyl e podem espalhar genes radioactivos mutantes pela Europa

frances_marie / MorgueFile

Investigadores encontraram, pela primeira vez, provas de que há lobos a deixarem a chamada Zona de Exclusão de Chernobyl, na Ucrânia, isolada após o desastre nuclear de 1986. Um dado que levanta dúvidas quanto à eventual disseminação de genes radioactivos mutantes pela Europa.

Uma investigação da Universidade do Missouri, nos EUA, que foi publicada no European Journal of Wildlife Research, revela que, pela primeira vez, foi detectado um lobo a sair da Zona de Exclusão de Chernobyl.

Esta “zona morta”, que foi abandonada por milhares de pessoas, após o acidente nuclear de 1986, é hoje ocupada por populações de javalis, linces e lobos que se multiplicaram sem a presença dos humanos.

A população de lobos na zona é, actualmente, sete vezes superior à das áreas envolventes, como apontam os autores da pesquisa.

A área transformou-se numa “reserva natural”, como refere o líder da investigação, o ecologista Michael Byrne, da Universidade de Missouri, em declarações ao Live Science.

Esta pesquisa centrou-se na monitorização de 14 lobos cinzentos, utilizando coleiras com GPS. Foi, assim, que conseguiram detectar a saída de um dos lobos mais jovens da matilha para lá da Zona de Exclusão de Chernobyl.

O lobo afastou-se até cerca de 300 quilómetros de distância, e um problema no seu colar GPS não permitiu apurar “se o animal voltou eventualmente à Zona de Exclusão ou se permaneceu fora permanentemente”, refere o Live Science.

O que é certo é que esta é “a primeira prova de um lobo a dispersar para lá da Zona de Exclusão”, refere Michael Byrne a esta publicação, onde admite também que “é razoável assumir que coisas semelhantes estão a acontecer com outros animais”.

E é aqui que surge o receio de que estas espécies possam transportar genes radioactivos mutantes para outras populações animais, o que poderia ter reflexos por toda a Europa.

Em 2017, foram encontrados elevados índices de radiação em javalis selvagens das florestas da República Checa, a cerca de 1600 km da central nuclear de Chernobyl.

A Zona de Exclusão continua interdita para habitação, mas abriu recentemente para visitas turísticas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por favor façam as correcções. Não existem genes radioactivos, isso é um disparate. Podem existir genes mutantes devido à radioactividade, mas os genes em si mesmos não são radioactivos e não carregam nem propagam radioactividade.

RESPONDER

Decisões tardias, jogos políticos ou desinformação. Por que razão a República Checa não está a conseguir fugir da pandemia

Numa altura em que vários países da Europa começam a pensar em desconfinar, o oposto acontece na República Checa. O país já ultrapassou as 20 mil mortes e volta a entrar num novo confinamento. Mas …

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …

"A rebeldia de João Félix". Imprensa espanhola destaca o temperamento do avançado

João Félix volta a ser o centro das atenções da imprensa desportiva espanhola, depois de na última jornada da La Liga o internacional português celebrar o seu golo com recurso a alguns palavrões em direção …

Debaixo de fogo devido a comparações a Hitler, Amazon altera ícone da sua aplicação

A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler. A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro …

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …