/

Russos estão a ser indevidamente multados pela aplicação de rastreamento da covid-19

Os cidadãos de Moscovo, na Rússia, estão a ser indevidamente multados por uma aplicação de monitorização social, desenvolvida pelo Governo local.

Em Moscovo, a aplicação é parte das medidas impostas para o combate à pandemia de covid-19 e é de uso obrigatório para qualquer pessoa que esteja em isolamento com sintomas da doença, mesmo que o diagnóstico ainda não tenha sido confirmado.

Para garantir que os pacientes estão a cumprir a quarentena, a aplicação envia notificações aos utilizadores, pedindo que enviem uma selfie a comprovar que estão em casa. Caso não cumpram o que lhes é pedido, os pacientes são multados automaticamente. As coimas atingem os 4.000 rublos (51,10 euros).

O problema é que, muitas vezes, as notificações são enviadas em plena madrugada, quando os pacientes já estão a dormir. Como não respondem dentro do limite, são automaticamente multados.

A Human Rights Watch conta o caso de uma cidadã russa que foi multada por não ter respondido ao pedido da aplicação enquanto estava a ser levada para o hospital devido à deterioração dos seus sintomas.

O processo de envio das selfies apresenta falhas e, em muitos dos casos, o sistema da aplicação deixa de funcionar por completo. Vários cidadãos já apresentaram queixas e vão contestar a decisão das autoridades em tribunal, mas o Departamento de Tecnologias de Informação de Moscovo afirma que nenhuma das coimas foi aplicada por engano.

Em comunicado, a organização denuncia que a app é intrusiva e contém falhas profundas, levando à punição de cidadãos que estão a cumprir a lei e não de quem está a violar a quarentena.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.