Russos estão a ser indevidamente multados pela aplicação de rastreamento da covid-19

Os cidadãos de Moscovo, na Rússia, estão a ser indevidamente multados por uma aplicação de monitorização social, desenvolvida pelo Governo local.

Em Moscovo, a aplicação é parte das medidas impostas para o combate à pandemia de covid-19 e é de uso obrigatório para qualquer pessoa que esteja em isolamento com sintomas da doença, mesmo que o diagnóstico ainda não tenha sido confirmado.

Para garantir que os pacientes estão a cumprir a quarentena, a aplicação envia notificações aos utilizadores, pedindo que enviem uma selfie a comprovar que estão em casa. Caso não cumpram o que lhes é pedido, os pacientes são multados automaticamente. As coimas atingem os 4.000 rublos (51,10 euros).

O problema é que, muitas vezes, as notificações são enviadas em plena madrugada, quando os pacientes já estão a dormir. Como não respondem dentro do limite, são automaticamente multados.

A Human Rights Watch conta o caso de uma cidadã russa que foi multada por não ter respondido ao pedido da aplicação enquanto estava a ser levada para o hospital devido à deterioração dos seus sintomas.

O processo de envio das selfies apresenta falhas e, em muitos dos casos, o sistema da aplicação deixa de funcionar por completo. Vários cidadãos já apresentaram queixas e vão contestar a decisão das autoridades em tribunal, mas o Departamento de Tecnologias de Informação de Moscovo afirma que nenhuma das coimas foi aplicada por engano.

Em comunicado, a organização denuncia que a app é intrusiva e contém falhas profundas, levando à punição de cidadãos que estão a cumprir a lei e não de quem está a violar a quarentena.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …