Rússia terá usado perfis falsos no Facebook para espiar campanha de Macron

A Agência Reuters noticia que agentes secretos russos tentaram espiar a campanha de Macron, para as eleições francesas. Como? Criando perfis falsos para se fazerem “amigos” de membros da campanha.

Agentes ligados aos Serviços Secretos russos terão tentado espiar a campanha de Emmanuel Macron para as eleições francesas deste ano, que viria a vencer de forma confortável no duelo contra Marine Le Pen.

Segundo a Reuters, que cita várias fontes incluindo um congressista norte americano, estes agentes terão criado perfil falsos na rede social para, depois, “amigarem” pessoas relevantes da campanha de Macron – a intenção era vigiar esses elementos, obter informação privilegiada e ganhar acesso não autorizado a senhas e contas de e-mail.

Terão sido criados cerca de 24 de perfis falsos, segundo a Reuters, agência noticiosa que lembra que a rede social Facebook anunciou em abril que tinha bloqueado contas falsas que estariam a espalhar informações falsas relacionadas com as eleições francesas.

A rede social terá desativado cerca de 70 mil contas falsas, que espalhavam propaganda relacionada com as eleições em França. Contudo, esta é a primeira vez que se fala na criação de perfis para tentar uma infiltração na campanha do ex-banqueiro.

O objetivo último destas tentativas de entrada nos círculo de “amigos” seria a transmissão de software malicioso que pudesse abrir a porta a palavras-passe sensíveis ou contas de e-mail da campanha.

Terão sido os próprios funcionários do Facebook que detetaram as irregularidades e notaram que os métodos de tentativa de espiar pessoas pelas redes sociais eram os mesmos que já foram usados no passado pelos Serviços Secretos russos.

A interferência em eleições no exterior, como nos EUA e em França, tem sido várias vezes desmentida pelo Kremlin.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …