Rússia sugere que se investigue a chegada do Homem à Lua

NASA

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

A Rússia quer lançar uma investigação internacional para confirmar se o Homem foi mesmo à Lua, entre outros episódios da História dos EUA.

Na sua coluna de opinião no jornal russo Izvestia, citada em inglês pelo Moscow Times, o porta-voz do Comité de Investigação da Rússia, Vladimir Markin, defendeu que uma investigação internacional deveria ser lançada para apurar todos os detalhes “obscuros” que envolvem as aterragens na lua entre 1969 e 1972.

Markin alega que as autoridades norte-americanas “pisaram o risco” ao avançar com a investigação da FIFA que culminou na demissão de Joseph Blatter da presidência do organismo.

O escândalo de corrupção na FIFA, que começou a ser investigado nos EUA, levou a que também fosse aberta uma investigação à atribuição dos Mundiais de 2018 e 2022 à Rússia e ao Qatar.

Para o Markin, os “procuradores dos Estados Unidos auto-declararam-se os árbitros supremos dos assuntos internacionais de futebol”, tornando pertinente que a comunidade internacional também investigasse eventos suspeitos do passado dos EUA.

O porta-voz refere, nomeadamente, o desaparecimento das filmagens originais da chegada do Homem à Lua, em 1969, e até dos “mais de 400 quilos de solo lunar” que foram alegadamente recolhidos pelos astronautas ao longo das missões à Lua, entre 1969 e 1972.

“Não estamos a dizer que eles não foram à lua e simplesmente fizeram um filme sobre isso. Mas todos este artefactos científicos – e talvez culturais – são parte do legado da Humanidade e o seu desaparecimento sem rasto é uma perda para todos. Uma investigação iria revelar o que aconteceu”, defende.

Em 2009, a NASA admitiu que as gravações originais da primeira aterragem na lua tinham sido apagadas acidentalmente, mas garantiu que tinha sido possível remasterizar a transmissão televisiva, pelo que o testemunho ficara salvaguardado.

Quanto às amostras de pedra lunar obtida pelos astronautas, estas encontram-se protegidas no Lyndon B. Johnson Space Center, no Texas, ainda que vários pedaços menores possam ser vistos em museus por todo o mundo.

ZAP

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. ” Em 2009, a NASA admitiu que as gravações originais da primeira aterragem na lua tinham sido apagadas acidentalmente, mas garantiu que tinha sido possível remasterizar a transmissão televisiva, pelo que o testemunho ficara salvaguardado.” Aqueles acidentes que só acontecem quando dá jeito…

  2. EFEITO ELÁSTICO DA POLÍTICA SEM PALAS
    “AIH! Os USA entalaram o blater e a sua fifa que nos ‘sorteou’ a futura organização do mundial e nós o que fazemos? Investigue- se as passeatas na lua daquela gente” !
    Até parece o Medina e A.Costa à campeão com a descida da dívida da CML em 230 quando subtraindo os 286 e muitos zeros que o governo lhes pagou por conta da expo e dos terrenos do aeroporto a dívida cresceu afinal, imagine-se, 40 e muitos zeros…
    Em movimento de contracção do “elástico” até parece conversa do bloco de esqª de cá ou da Grécia, país da Europa com a maior afectação do PIB em pensões – Portugal precede-lhes no ranking. Media per capita 3000€ enquanto nós ficamos por 2000€ e nós pagamos – Até hoje já amortizámos 20% ao FMI e eles – Berço da democracia sim mas mal desenvolvidos em idade adulta.
    NB.- Cidadão do mundo formatado “ati-bom senso” orientado pela utopia da flexibilização do “senso comum” ainda que sem filiação partidária nem pretensão anarquista, é adepto do clube de S. Exª António Lobo Antunes.

  3. Havia também uma pequena pedra lunar oferecida pelos EUA à Sociedade de Geografia de Lisboa, que foi roubada, há imagem do que se passa “neste país”.

  4. Está-se a discutir o sexo dos anjos, há os que acreditam e os que não, nem uns nem os outros tem como provar que tem razão, vamos ver até onde vai a onagragem.

    • Obviamente que o homem foi à lua e há inúmeras formas de o provar…
      Alias, o legado está na superfície da lua para quem quiser comprovar.
      Se fosse mentira a esta altura do campeonato já a china ou a russia tinham usado essa informação para atacar os EUA e nunca aconteceu.
      Além de que numa das missões Apollo foi deixado na superfície lunar um experimento que permite medir a distancia da terra à lua através do reflexo de um feixe de luz e do tempo que o mesmo demora a ser devolvido. Esse experimento ainda hoje é usado por inúmeras universidades de todo o mundo para ensinar os alunos.
      Só não vê quem não quer ver!

  5. A realidade ultrapassa sempre a mais fértil imaginação. E nesta matéria a realidade ultrapassa em mais de 100% a mais fértil imaginação.

    • Por acaso usa chapéu negro de cone longo tombado (sem berloque), farta e negra cabeleira, capa negra esvoaçante, negros botins de esporas anodizadas cor de fogo usualmente montada numa vassoura?

RESPONDER

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …