Rússia sugere que se investigue a chegada do Homem à Lua

NASA

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

A Rússia quer lançar uma investigação internacional para confirmar se o Homem foi mesmo à Lua, entre outros episódios da História dos EUA.

Na sua coluna de opinião no jornal russo Izvestia, citada em inglês pelo Moscow Times, o porta-voz do Comité de Investigação da Rússia, Vladimir Markin, defendeu que uma investigação internacional deveria ser lançada para apurar todos os detalhes “obscuros” que envolvem as aterragens na lua entre 1969 e 1972.

Markin alega que as autoridades norte-americanas “pisaram o risco” ao avançar com a investigação da FIFA que culminou na demissão de Joseph Blatter da presidência do organismo.

O escândalo de corrupção na FIFA, que começou a ser investigado nos EUA, levou a que também fosse aberta uma investigação à atribuição dos Mundiais de 2018 e 2022 à Rússia e ao Qatar.

Para o Markin, os “procuradores dos Estados Unidos auto-declararam-se os árbitros supremos dos assuntos internacionais de futebol”, tornando pertinente que a comunidade internacional também investigasse eventos suspeitos do passado dos EUA.

O porta-voz refere, nomeadamente, o desaparecimento das filmagens originais da chegada do Homem à Lua, em 1969, e até dos “mais de 400 quilos de solo lunar” que foram alegadamente recolhidos pelos astronautas ao longo das missões à Lua, entre 1969 e 1972.

“Não estamos a dizer que eles não foram à lua e simplesmente fizeram um filme sobre isso. Mas todos este artefactos científicos – e talvez culturais – são parte do legado da Humanidade e o seu desaparecimento sem rasto é uma perda para todos. Uma investigação iria revelar o que aconteceu”, defende.

Em 2009, a NASA admitiu que as gravações originais da primeira aterragem na lua tinham sido apagadas acidentalmente, mas garantiu que tinha sido possível remasterizar a transmissão televisiva, pelo que o testemunho ficara salvaguardado.

Quanto às amostras de pedra lunar obtida pelos astronautas, estas encontram-se protegidas no Lyndon B. Johnson Space Center, no Texas, ainda que vários pedaços menores possam ser vistos em museus por todo o mundo.

ZAP

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. ” Em 2009, a NASA admitiu que as gravações originais da primeira aterragem na lua tinham sido apagadas acidentalmente, mas garantiu que tinha sido possível remasterizar a transmissão televisiva, pelo que o testemunho ficara salvaguardado.” Aqueles acidentes que só acontecem quando dá jeito…

  2. EFEITO ELÁSTICO DA POLÍTICA SEM PALAS
    “AIH! Os USA entalaram o blater e a sua fifa que nos ‘sorteou’ a futura organização do mundial e nós o que fazemos? Investigue- se as passeatas na lua daquela gente” !
    Até parece o Medina e A.Costa à campeão com a descida da dívida da CML em 230 quando subtraindo os 286 e muitos zeros que o governo lhes pagou por conta da expo e dos terrenos do aeroporto a dívida cresceu afinal, imagine-se, 40 e muitos zeros…
    Em movimento de contracção do “elástico” até parece conversa do bloco de esqª de cá ou da Grécia, país da Europa com a maior afectação do PIB em pensões – Portugal precede-lhes no ranking. Media per capita 3000€ enquanto nós ficamos por 2000€ e nós pagamos – Até hoje já amortizámos 20% ao FMI e eles – Berço da democracia sim mas mal desenvolvidos em idade adulta.
    NB.- Cidadão do mundo formatado “ati-bom senso” orientado pela utopia da flexibilização do “senso comum” ainda que sem filiação partidária nem pretensão anarquista, é adepto do clube de S. Exª António Lobo Antunes.

  3. Havia também uma pequena pedra lunar oferecida pelos EUA à Sociedade de Geografia de Lisboa, que foi roubada, há imagem do que se passa “neste país”.

  4. Está-se a discutir o sexo dos anjos, há os que acreditam e os que não, nem uns nem os outros tem como provar que tem razão, vamos ver até onde vai a onagragem.

    • Obviamente que o homem foi à lua e há inúmeras formas de o provar…
      Alias, o legado está na superfície da lua para quem quiser comprovar.
      Se fosse mentira a esta altura do campeonato já a china ou a russia tinham usado essa informação para atacar os EUA e nunca aconteceu.
      Além de que numa das missões Apollo foi deixado na superfície lunar um experimento que permite medir a distancia da terra à lua através do reflexo de um feixe de luz e do tempo que o mesmo demora a ser devolvido. Esse experimento ainda hoje é usado por inúmeras universidades de todo o mundo para ensinar os alunos.
      Só não vê quem não quer ver!

  5. A realidade ultrapassa sempre a mais fértil imaginação. E nesta matéria a realidade ultrapassa em mais de 100% a mais fértil imaginação.

    • Por acaso usa chapéu negro de cone longo tombado (sem berloque), farta e negra cabeleira, capa negra esvoaçante, negros botins de esporas anodizadas cor de fogo usualmente montada numa vassoura?

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …