Rússia sugere que se investigue a chegada do Homem à Lua

NASA

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

Buzz Aldrin, astronauta da missão Apollo 11, caminha na superfície lunar perto do módulo Eagle

A Rússia quer lançar uma investigação internacional para confirmar se o Homem foi mesmo à Lua, entre outros episódios da História dos EUA.

Na sua coluna de opinião no jornal russo Izvestia, citada em inglês pelo Moscow Times, o porta-voz do Comité de Investigação da Rússia, Vladimir Markin, defendeu que uma investigação internacional deveria ser lançada para apurar todos os detalhes “obscuros” que envolvem as aterragens na lua entre 1969 e 1972.

Markin alega que as autoridades norte-americanas “pisaram o risco” ao avançar com a investigação da FIFA que culminou na demissão de Joseph Blatter da presidência do organismo.

O escândalo de corrupção na FIFA, que começou a ser investigado nos EUA, levou a que também fosse aberta uma investigação à atribuição dos Mundiais de 2018 e 2022 à Rússia e ao Qatar.

Para o Markin, os “procuradores dos Estados Unidos auto-declararam-se os árbitros supremos dos assuntos internacionais de futebol”, tornando pertinente que a comunidade internacional também investigasse eventos suspeitos do passado dos EUA.

O porta-voz refere, nomeadamente, o desaparecimento das filmagens originais da chegada do Homem à Lua, em 1969, e até dos “mais de 400 quilos de solo lunar” que foram alegadamente recolhidos pelos astronautas ao longo das missões à Lua, entre 1969 e 1972.

“Não estamos a dizer que eles não foram à lua e simplesmente fizeram um filme sobre isso. Mas todos este artefactos científicos – e talvez culturais – são parte do legado da Humanidade e o seu desaparecimento sem rasto é uma perda para todos. Uma investigação iria revelar o que aconteceu”, defende.

Em 2009, a NASA admitiu que as gravações originais da primeira aterragem na lua tinham sido apagadas acidentalmente, mas garantiu que tinha sido possível remasterizar a transmissão televisiva, pelo que o testemunho ficara salvaguardado.

Quanto às amostras de pedra lunar obtida pelos astronautas, estas encontram-se protegidas no Lyndon B. Johnson Space Center, no Texas, ainda que vários pedaços menores possam ser vistos em museus por todo o mundo.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. ” Em 2009, a NASA admitiu que as gravações originais da primeira aterragem na lua tinham sido apagadas acidentalmente, mas garantiu que tinha sido possível remasterizar a transmissão televisiva, pelo que o testemunho ficara salvaguardado.” Aqueles acidentes que só acontecem quando dá jeito…

  2. EFEITO ELÁSTICO DA POLÍTICA SEM PALAS
    “AIH! Os USA entalaram o blater e a sua fifa que nos ‘sorteou’ a futura organização do mundial e nós o que fazemos? Investigue- se as passeatas na lua daquela gente” !
    Até parece o Medina e A.Costa à campeão com a descida da dívida da CML em 230 quando subtraindo os 286 e muitos zeros que o governo lhes pagou por conta da expo e dos terrenos do aeroporto a dívida cresceu afinal, imagine-se, 40 e muitos zeros…
    Em movimento de contracção do “elástico” até parece conversa do bloco de esqª de cá ou da Grécia, país da Europa com a maior afectação do PIB em pensões – Portugal precede-lhes no ranking. Media per capita 3000€ enquanto nós ficamos por 2000€ e nós pagamos – Até hoje já amortizámos 20% ao FMI e eles – Berço da democracia sim mas mal desenvolvidos em idade adulta.
    NB.- Cidadão do mundo formatado “ati-bom senso” orientado pela utopia da flexibilização do “senso comum” ainda que sem filiação partidária nem pretensão anarquista, é adepto do clube de S. Exª António Lobo Antunes.

  3. Havia também uma pequena pedra lunar oferecida pelos EUA à Sociedade de Geografia de Lisboa, que foi roubada, há imagem do que se passa “neste país”.

  4. Está-se a discutir o sexo dos anjos, há os que acreditam e os que não, nem uns nem os outros tem como provar que tem razão, vamos ver até onde vai a onagragem.

  5. A realidade ultrapassa sempre a mais fértil imaginação. E nesta matéria a realidade ultrapassa em mais de 100% a mais fértil imaginação.

    • Por acaso usa chapéu negro de cone longo tombado (sem berloque), farta e negra cabeleira, capa negra esvoaçante, negros botins de esporas anodizadas cor de fogo usualmente montada numa vassoura?

RESPONDER

TESS caçou o seu primeiro planeta do tamanho da Terra

O satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA descobriu o seu primeiro exoplaneta do tamanho da Terra. Com o nome HD 21749c, é o mundo mais pequeno para lá do nosso Sistema Solar já …

Cientistas russos propõem combater lixo espacial com um "laço"

Um equipa de cientistas russos propõe capturar e remover os detritos espaciais que orbitam a Terra através de um módulo especial que seria ligado através de um cabo aos níveis superiores dos foguetes - seria …

Dia 768k. Problemas nos routers podem causar pequeno "apagão" da internet em maio

A certa altura no próximo mês de maio, a internet irá sofrer um pequeno "apagão" que impedirá o acesso de milhares de pessoas. O evento, conhecido como Dia 768k, já é esperado há algum tempo …

Empresa italiana quer os passageiros (quase) de pé no avião

A Aviointeriors Group, uma empresa italiana de interiores de aeronaves, quer convencer as principais transportadoras aéreas a ultrapassar receios legais e embarcar na ideia de viajar quase de pé nos aviões. A ideia passa por pequenos …

Tesla lança táxis sem condutor já no próximo ano

Elon Musk anunciou que a fabricante de automóveis elétricos vai lançar um serviço de táxis-robô nos Estados Unidos já em 2020. Esta segunda-feira, Elon Musk comprometeu-se com mais um objetivo com data marcada: a Tesla vai …

Bruxelas autoriza Governo a baixar IVA da luz de 23 para 6%

O Comité de IVA da Comissão Europeia decidiu desde 12 de abril que Portugal tem o sim de Bruxelas para baixar a taxa de IVA que diz respeito ao termo fixo (potência contratada) na fatura …

Moro apontou "dificuldade institucional" na Operação Marquês. Sócrates atirou-se ao "ativista político disfarçado de juiz”

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, disse esta segunda-feira que há uma "dificuldade institucional" em Portugal em fazer avançar o processo contra o antigo primeiro-ministro José Sócrates, tal como acontece …

Luanda já não é uma das cidades mais caras do mundo

A capital angolana já não é das cidades mais caras do mundo, avança o Jornal de Angola esta segunda-feira. No topo das cidades mais caras do mundo estão três destinos: Paris, Singapura e Hong Kong …

O novo presidente da Ucrânia tem 3 problemas para resolver (e um teste para passar)

Volodymyr Zelensky, o novo presidente da Ucrânia, tem três problemas para resolver: acabar com a guerra, baixar o preço do gás e lutar contra a corrupção. Estes são os três desejos mais repetidos pelos ucranianos esta …

Bernie Sanders diz que governo de Israel é racista

Em declarações sobre Israel, Bernie Sanders afirmou "que agora é dirigido por um, ouso dizer, governo racista de direita" e que Netanyahu está tratar o povo palestiniano de forma "extremamente injusta". O pré-candidato democrata à presidência …