Rússia mostra como vai ser “Snowflake”, a nova Estação Internacional do Ártico

A Rússia está a olhar para além do petróleo ao construir a “Estação Floco de Neve”, uma estação de investigação climática de ponta na região de Yamal-Nenets, na Sibéria.

O Snowflake será uma instalação totalmente autónoma durante todo o ano, sem gasóleo, alimentada por fontes de energia renováveis e combustível de hidrogénio, de acordo com a apresentação do projeto.

“É vista como uma nova plataforma única para a cooperação internacional entre engenheiros, investigadores, cientistas e estudantes que trabalham em soluções ousadas que constituem uma base para a vida e o trabalho no Ártico”. Será também “um veículo para apoiar investigações conjuntas sobre mudança climática, ecologia e poluição ambiental, incluindo a dos oceanos”.

Atualmente, o distrito autónomo de Yamal-Nenets produz cerca de 80% do gás natural da Rússia, além de volumes substanciais de petróleo. Nos próximos três anos, a produção industrial regional deverá aumentar em mais de 30%.

Ainda assim, é aqui que a estação de investigação Snowflake será construída. A estação estará localizada na tundra fora da capital regional Salekhard. Com o apoio das autoridades regionais e federais, a estação será uma mudança bem-vinda para um país com uma das piores políticas de mudança climática, além de uma crescente preocupação do público.

A instalação de 2.000 metros quadrados poderá abrigar um número significativo de investigadores de todo o mundo. Um total de nove edifícios interligados em forma de cúpula proporcionará uma vida confortável, laboratórios e instalações de investigação para cientistas.

“O edifício principal do Snowflake será uma cúpula de vista panorâmica, conectada a vários outros módulos. Dois deles abrigam laboratórios e outros dois oferecem acomodações, com cerca de 30 quartos individuais para investigadores e visitantes se sentirem confortáveis. Outros módulos abrigam uma cozinha, uma sala de jantar, uma biblioteca e áreas de lazer, incluindo ginásio e sauna. Três cúpulas mais separadas formarão um complexo de hidrogénio para a produção e armazenamento de gás comprimido ”.

A estação estará operacional durante todo o ano e será totalmente abastecido com hidrogénio, disse Nikolay Kudryavtsev, reitor do Instituto Técnico-Físico de Moscovo, em comunicado.

O projeto é apoiado pelo Conselho do Ártico e estará pronto no ano de 2022, durante a presidência da Rússia no clube do Ártico. Está projetado para custar entre 10 a 12 milhões de euros.

“Investigadores, engenheiros, estudantes e jovens podem vir para visitas de trabalho e testes durante todo o ano e demonstrar a tecnologia que já se está a tornar parte das nossas vidas”, disse.

A estação é apoiada pelo Instituto Físico-Técnico, com apoio do Ministério da Educação e Ciência, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério do Extremo Oriente e do Ártico, bem como pelo governador do distrito autónomo de Yamal-Nenets.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …