/

Rússia e EUA sem acordo sobre Ucrânia mas mantêm diálogo

Os Estados Unidos e a Rússia não chegaram a acordo em relação à Ucrânia, mas mantêm a intenção de prosseguir com o diálogo e alcançar um “acordo diplomático”, disse hoje o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov.

Depois de um encontro de quatro horas, em Paris (França), com o seu homólogo norte-americano John Kerry, o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, adiantou que os dois países apresentaram os seus planos para resolver a atual situação de conflito na Ucrânia, mas não chegaram a acordo em relação ao que a provocou.

Segundo Sergei Lavrov, a posição da Rússia é a de que o federalismo será a melhor solução para o país vizinho, tratando-se de “uma parte muito importante das reformas” constitucionais que devem ser feitas na Ucrânia.

No entanto, o responsável russo afirmou que as conversações com secretário de Estado norte-americano foram “construtivas” e serão para continuar, com vista a alcançar um “acordo diplomático”.

Por seu lado, o John Kerry pediu à Rússia para retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia e defendeu que quaisquer outras conversações sobre o futuro daquele país devem incluir os líderes de Kiev.

“Não aceitaremos fazer um caminho em que o legítimo governo da Ucrânia não está em cima da mesa. Este princípio é claro. Nenhuma decisão sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”, disse Kerry aos jornalistas no final do encontro com Lavrov.

O responsável acrescentou que “qualquer verdadeiro progresso na Ucrânia tem de incluir uma retirada do vasto contingente militar russo que está atualmente ao longo das fronteiras ucranianas”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.