/

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição.

Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe da agência espacial russa, por uma acusação de traição.

De acordo com a Reuters, o Serviço de Segurança (FSB) russo referiu que Ivan Safronov trabalhava para o serviço de informação estrangeiro de um país não especificado da NATO e que estaria a fornecer informações militares confidenciais.

A agência de notícias russa RIA adiantou ainda não existir ligação entre as antigas funções de Safronov como jornalista, nos jornais russos “Kommersant” e “Vedomosti”, e a acusação de traição.

Se for considerado culpado, Ivan Safronov poderá ter uma pena de prisão de 20 anos.

No ano passado, a agência noticiosa TASS já tinha revelado que havia a intenção do Governo russo querer mover uma ação legal contra o jornal “Kommersant” por divulgação de um segredo de estado não especificado. Nesse mesmo ano, To portal de notícias russo Bell apontou que um artigo no qual Ivan Safronov tinha trabalhado desapareceu do site do “Kommersant”.

O artigo, que ainda está indisponível, revelou que o Egito tinha assinado um acordo com a Rússia para comprar mais de 20 aviões militares Sukhoi SU-35. Após a publicação do acordo, o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo ameaçou o Egito com sanções, caso prosseguisse com esta aquisição.

Mais tarde, Ivan Safronov foi despedido e o antigo jornalista alega que foi forçado a deixar o “Kommersant”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.