/

Rússia “desconectada com sucesso” da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se “desconectou com sucesso” da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia ‘RuNet’, informou o site de notícias RBC.

De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor de telecomunicações, esta iniciativa, que ocorreu entre 15 de junho e 15 de julho, visava testar “a capacidade de desconectar fisicamente a seção russa da Internet”.

Uma segunda fonte disse que o teste teve como objetivo “determinar se ‘RuNet’ [uma espécie de ‘intranet’ nacional, projetada para garantir o funcionamento da infraestrutura de tecnologia] pode funcionar em caso de distorções externas, bloqueios e outras ameaças”.

“Os resultados oficiais ainda não foram avaliados; os testes foram provisoriamente reconhecidos como bem-sucedidos”, disse outra fonte não identificada ao RBC, citado pelo Moscow Times. O site relatou que os testes não causaram interrupções para os utilizadores regulares da Internet. Os resultados finais são esperados a 31 de agosto.

A empresa de telecomunicações estatal Rostelecom, as quatro grandes operadoras de telefonia móvel da Rússia e a proprietária da maior rede mundial de cabos de fibra ótica do país participaram nos testes de isolamento da Internet.

Estes testes devem ser realizados uma vez por ano, de acordo com uma lei assinada pelo Presidente Vladimir Putin em 2019, mas tiveram que ser adiados no ano passado devido à pandemia de covid-19.

O Kremlin confirmou os testes de auto-isolamento da Internet na quinta-feira, indicando que a infraestrutura da Rússia deve ser preparada para sanções estrangeiras e cibercrime.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.