Rússia começa a libertar activistas da Greenpeace

ABr

Acção da Greenpeace Brasil pela libertação dos 30 do Ártico

Acção da Greenpeace Brasil pela libertação dos 30 do Ártico

As autoridades russas começaram esta terça-feira a retirar as acusações contra os “Artic 30”, as 30 pessoas que participaram num protesto da Greenpeace no Oceano Ártico.

Os 28 ativistas e dois jornalistas freelancer foram presos em setembro, quando realizaram uma manifestação no mar, abordando uma plataforma petrolífera russa. Foram acusados de vandalismo e aguardavam o processo em liberdade, sob fiança.

No entanto, a semana passada o governo russo anunciou uma amnistia a diversas pessoas envolvidas em acusações de cariz político – o que contemplou não só os activistas da Greepeace, como também o milionário russo Mikhail Khodorkovsky (que passou dez anos na prisão por evasão fiscal e roubo) e as cantoras do grupo punk Pussy Riot.

A ampla amnistia aprovada pelo Parlamento russo abre caminho para que 20 mil pessoas sejam libertadas.

BBC

Ana Paula Maciel, jornalista brasileira, presa na Rússia com os "30 do Ártico"

Ana Paula Maciel, jornalista brasileira, presa na Rússia com os “30 do Ártico”

Entre os ativistas da Greenpeace está a brasileira Ana Paula Maciel. Ainda não há informações sobre se as acusações contra Ana Paula já foram retiradas, mas todos os envolvidos devem ser contemplados pela medida.

A Greenpeace noticiou esta terça-feira que um dos seus ativistas recebeu a informação de que as acusações contra ele tinham sido retiradas. A organização espera que isso aconteça agora com os restantes.

A porta-voz russa da Greenpeace, Maria Favorskaya, revelou à agência de notícias France Presse que três pessoas também receberam a mesma informação.

Dos 30 acusados, 26 eram estrangeiros, de 16 países diferentes. O Greenpeace informou que poderão deixar a Rússia assim que receberem vistos, uma vez que não possuem documentos corretos para permanecer no país, sendo necessário um visto de saída para poder deixar a Rússia.

“Sabemos que receber estes carimbos seria o melhor presente de Natal para os ‘30 do Ártico‘, e esperamos que isso aconteça em breve, mas até isso acontecer não conseguimos precisar quando eles poderão sair”, disse a Greenpeace, em nota à imprensa.

O navio da organização – o Arctic Sunrise – continua apreendido. Os ativistas chegaram a ser indiciados por pirataria – crime que prevê penas mais duras – mas as acusações foram abandonadas.

Salvatore Barbera / wikimedia)

Artic Sunrise, o emblemárico navio da Greenpeace

Artic Sunrise, o emblemárico navio da Greenpeace

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …