Rússia começa a libertar activistas da Greenpeace

ABr

Acção da Greenpeace Brasil pela libertação dos 30 do Ártico

Acção da Greenpeace Brasil pela libertação dos 30 do Ártico

As autoridades russas começaram esta terça-feira a retirar as acusações contra os “Artic 30”, as 30 pessoas que participaram num protesto da Greenpeace no Oceano Ártico.

Os 28 ativistas e dois jornalistas freelancer foram presos em setembro, quando realizaram uma manifestação no mar, abordando uma plataforma petrolífera russa. Foram acusados de vandalismo e aguardavam o processo em liberdade, sob fiança.

No entanto, a semana passada o governo russo anunciou uma amnistia a diversas pessoas envolvidas em acusações de cariz político – o que contemplou não só os activistas da Greepeace, como também o milionário russo Mikhail Khodorkovsky (que passou dez anos na prisão por evasão fiscal e roubo) e as cantoras do grupo punk Pussy Riot.

A ampla amnistia aprovada pelo Parlamento russo abre caminho para que 20 mil pessoas sejam libertadas.

BBC

Ana Paula Maciel, jornalista brasileira, presa na Rússia com os "30 do Ártico"

Ana Paula Maciel, jornalista brasileira, presa na Rússia com os “30 do Ártico”

Entre os ativistas da Greenpeace está a brasileira Ana Paula Maciel. Ainda não há informações sobre se as acusações contra Ana Paula já foram retiradas, mas todos os envolvidos devem ser contemplados pela medida.

A Greenpeace noticiou esta terça-feira que um dos seus ativistas recebeu a informação de que as acusações contra ele tinham sido retiradas. A organização espera que isso aconteça agora com os restantes.

A porta-voz russa da Greenpeace, Maria Favorskaya, revelou à agência de notícias France Presse que três pessoas também receberam a mesma informação.

Dos 30 acusados, 26 eram estrangeiros, de 16 países diferentes. O Greenpeace informou que poderão deixar a Rússia assim que receberem vistos, uma vez que não possuem documentos corretos para permanecer no país, sendo necessário um visto de saída para poder deixar a Rússia.

“Sabemos que receber estes carimbos seria o melhor presente de Natal para os ‘30 do Ártico‘, e esperamos que isso aconteça em breve, mas até isso acontecer não conseguimos precisar quando eles poderão sair”, disse a Greenpeace, em nota à imprensa.

O navio da organização – o Arctic Sunrise – continua apreendido. Os ativistas chegaram a ser indiciados por pirataria – crime que prevê penas mais duras – mas as acusações foram abandonadas.

Salvatore Barbera / wikimedia)

Artic Sunrise, o emblemárico navio da Greenpeace

Artic Sunrise, o emblemárico navio da Greenpeace

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …