Rússia começa a libertar activistas da Greenpeace

ABr

Acção da Greenpeace Brasil pela libertação dos 30 do Ártico

Acção da Greenpeace Brasil pela libertação dos 30 do Ártico

As autoridades russas começaram esta terça-feira a retirar as acusações contra os “Artic 30”, as 30 pessoas que participaram num protesto da Greenpeace no Oceano Ártico.

Os 28 ativistas e dois jornalistas freelancer foram presos em setembro, quando realizaram uma manifestação no mar, abordando uma plataforma petrolífera russa. Foram acusados de vandalismo e aguardavam o processo em liberdade, sob fiança.

No entanto, a semana passada o governo russo anunciou uma amnistia a diversas pessoas envolvidas em acusações de cariz político – o que contemplou não só os activistas da Greepeace, como também o milionário russo Mikhail Khodorkovsky (que passou dez anos na prisão por evasão fiscal e roubo) e as cantoras do grupo punk Pussy Riot.

A ampla amnistia aprovada pelo Parlamento russo abre caminho para que 20 mil pessoas sejam libertadas.

BBC

Ana Paula Maciel, jornalista brasileira, presa na Rússia com os "30 do Ártico"

Ana Paula Maciel, jornalista brasileira, presa na Rússia com os “30 do Ártico”

Entre os ativistas da Greenpeace está a brasileira Ana Paula Maciel. Ainda não há informações sobre se as acusações contra Ana Paula já foram retiradas, mas todos os envolvidos devem ser contemplados pela medida.

A Greenpeace noticiou esta terça-feira que um dos seus ativistas recebeu a informação de que as acusações contra ele tinham sido retiradas. A organização espera que isso aconteça agora com os restantes.

A porta-voz russa da Greenpeace, Maria Favorskaya, revelou à agência de notícias France Presse que três pessoas também receberam a mesma informação.

Dos 30 acusados, 26 eram estrangeiros, de 16 países diferentes. O Greenpeace informou que poderão deixar a Rússia assim que receberem vistos, uma vez que não possuem documentos corretos para permanecer no país, sendo necessário um visto de saída para poder deixar a Rússia.

“Sabemos que receber estes carimbos seria o melhor presente de Natal para os ‘30 do Ártico‘, e esperamos que isso aconteça em breve, mas até isso acontecer não conseguimos precisar quando eles poderão sair”, disse a Greenpeace, em nota à imprensa.

O navio da organização – o Arctic Sunrise – continua apreendido. Os ativistas chegaram a ser indiciados por pirataria – crime que prevê penas mais duras – mas as acusações foram abandonadas.

Salvatore Barbera / wikimedia)

Artic Sunrise, o emblemárico navio da Greenpeace

Artic Sunrise, o emblemárico navio da Greenpeace

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …