/

Na Rússia, vários cães vadios foram vistos com o pelo manchado de azul

2

Nos últimos dias, vários cães com pelo azul foram fotografados a andar pelas ruas da Rússia. De acordo com uma agência de proteção animal, estes podem estar a sofrer de uma irritação na pele e sangramento interno que resulta da exposição a produtos químicos tóxicos.

Os animais foram vistos perto de uma fábrica de produtos químicos abandonada na cidade russa de Dzerzhinsk, a cerca de 370 km de Moscovo, revela um relatório da Newsweek.

Acredita-se que a coloração azul possa ser resultado da exposição ao sulfato de cobre proveniente da fábrica. As fotos dos animais têm agora sido divulgadas nas redes sociais como forma de alerta.

Kelly O’Meara, vice-presidente da Humane Society International, alertou que a coloração incomum pode apontar para uma “miríade de preocupações com o bem-estar animal”, acrescentando que “esta situação com cães vadios que vivem perto de uma fábrica de produtos químicos abandonada em Dzerzhinsk mostrou um problema muito óbvio”.

A especialista realça que “a cor no pelo indica que os animais tiveram contacto direto ou mesmo ingestão de substâncias potencialmente tóxicas ou prejudiciais. Isso pode resultar num ardor doloroso na pele, coceira ou hemorragias internas, levando mesmo a doenças mortais, caso não haja uma rápida intervenção veterinária”.

A organização não tem escritório na Rússia, por isso realça que se torna difícil tomar uma posição mais forte em relação ao assunto.

A Humane Society International, que conta com 12 milhões de membros em todo o mundo, apelou às autoridades russas para implementar programas de esterilização e vacinação para proteger o bem-estar dos cães vadios no futuro.

Segundo a Reuters, alguns cães já estão a ser tratados num veterinário local e num abrigo em Nizhny Novogrod, uma cidade a cerca de uma hora de Dzerzhinsk. De acordo com o Futurism, o abrigo também já encontrou donos para dois dos cães.

Esta não é a primeira vez que cães vadios com pelo azul são vistos nas ruas. Em 2017, o mesmo aconteceu em Mumbai. Na época, uma investigação descobriu que a alta poluição das fábricas do rio Kasadi, no distrito de Navi, estavam a fazer com que os cães assumissem uma tonalidade azulada.

Ana Isabel Moura, ZAP //

2 Comments

  1. Cães vadios. As coisas como andam na Rússia fazem os animais protestarem pintando-se com as cores da Bandeira: azul, vermelho e branco; o Aleksey Navalny foi envenenado com substâncias tóxicas; jornalistas desaparecem de uma hora para outra e não se sabe o paradeiro para onde foram levados; médicos suicidam-se, jogando-se de alturas de edifícios; prisões de manifestantes da oposição silenciosa. Perestroika e Glasnost se passaram e “continua tudo como antes, como no quartel de Abrantes”. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@@gmail.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.