Ocidente teme o pior: Rússia e Bielorrússia começaram exercícios conjuntos

8

Пресс-служба Президента России / Wikimedia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Aleksandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia

Anúncio de ministério bielorrusso deixa a Ucrânia (ainda) mais em alerta. Peskov envia aviso ao Reino Unido.

Pode estar a ser preparada um novo ataque terrestre à Ucrânia, desta vez com origem na fronteira com a Bielorrússia.

Nesta segunda-feira o Ministério da Defesa da Bielorrússia confirmou que iniciou “exercício de voo táctico”, juntamente com a Rússia.

Ou seja, a partir desta segunda-feira, as forças aéreas de Rússia e Bielorrússia estão a realizar exercícios conjuntos.

Na noite passada, chegaram à Bielorrússia algumas unidades das forças aeroespaciais da Rússia.

Citando o jornal Público: a Ucrânia e o Ocidente temem o pior. Porque estes exercícios podem ser a preparação de uma nova ofensiva terrestre.

Os exercícios, que já tinham sido anunciados, devem prolongar-se até ao dia 1 de Fevereiro, em todos os espaços militares de treino da Força Aérea da Bielorrússia.

Os dois países têm estado muito próximos, através dos seus líderes Vladimir Putin e Alexander Lukashenko.

A Bielorrússia apoia a Rússia mas, oficialmente, a garantia é a de que as forças bielorrussas não vão entrar na guerra na Ucrânia.

Entrar… directamente. Porque, logo no dia 24 de Fevereiro (primeiro dia da guerra), a Rússia atacou a Ucrânia pelo ar a partir da Bielorrússia. E a Força Aérea da Rússia tem repetido lançamentos de mísseis e drones, na direcção da Ucrânia, aproveitando o espaço aéreo bielorrusso.

Tanques do Reino Unido “vão arder”

No sábado foi atingido um prédio residencial em Dnipro, que causou no mínimo 40 mortes. Há 30 pessoas desaparecidas, ainda.

Dmitry Peskov, porta-voz do Governo russo, assegura que a Rússia não atingiu qualquer prédio residencial: “Essa situação foi consequência da actuação da defesa aérea da Ucrânia”.

O mesmo Peskov, citado pela agência Reuters, reagiu ao anúncio do Reino Unido, país que pretende enviar mais 14 tanques para a Ucrânia.

“Estes tanques estão a arder e vão arder tal como os outros. Eles estão a usar a Ucrânia como uma ferramenta para atingir os seus objectivos anti-Rússia”, avisou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

8 Comments

  1. Enviem é tanks e outros equipamentos e armas decentes para os ucranianos defenderem-se , e deixem-se de conversas
    tem medo da merda dos russos ????

  2. «Ocidente teme o pior: Rússia e Bielorrússia começaram exercícios conjuntos»

    Se pelo menos houvesse algo que se pudesse fazer. Mas não…. os políticos Europeus fofituchos vão deixar a Rússia e Bielorrússia, fazerem o que lhes apetecer.

  3. Temos uma aliança que nada faz para defender um país martir como é a Ucrânia, apenas porque o agressor é a Russia, É algo que nos devia envergonhar a todos neste momento.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.